Mãe levava filha para escola, quando, de repente, se depararam com gambá de comportamento estranho
Por Larissa Soares em Proteção AnimalRecentemente, uma mãe estava levando a filha adolescente para a escola, quando as duas avistaram algo estranho no meio da estrada: um gambá idoso, claramente debilitado, vagava pela estrada e andava em círculos, como se estivesse confuso.
Ao se deparar com o animal, a filha logo percebeu que ele estava em apuros e insistiu para que a mãe parasse o carro.
Mesmo com o relógio correndo e o risco de se atrasar para a aula, a menina estava decidida a ajudar.
Assim que o carro parou, a adolescente já saltou para fora com um cobertor em mãos, pronta para socorrer o pequeno marsupial.
O gambá foi batizado por ela de Thomas Jefferson e, com muito cuidado, a jovem o colocou no carro.
Após a captura, a mãe deixou a estudante na escola e, em seguida, dirigiu até alguém que pudesse ajudar o animal.
Thomas foi levado para a Geaux Wild Rehab, um centro de reabilitação de vida selvagem na Louisiana, Estados Unidos, onde recebeu atendimento médico.
Segundo a responsável pelo centro, o gambá estava desidratado, desnutrido e apresentava um ferimento no pé, além de sinais de confusão, caminhando em círculos.
Mas graças à rápida ação daquela jovem, o gambá agora está seguro e em processo de recuperação.
“Ele está sendo tratado para vermes, já recebeu medicamentos para pulgas e agora tem uma comida deliciosa", escreveu o Geaux Wild Rehab em uma publicação do TikTok.
Thomas está indo bem, mas se por acaso ele não conseguir se reestabelecer completamente, ele terá um lugar seguro para viver seus últimos dias - já que a expectativa de vida do gambá é de apenas quatro anos.
A equipe do Geaux Wild Rehab também está completamente grata pela atitude da menina e da mãe.
“Eu absolutamente amo ver jovens mostrando empatia pelos animais selvagens, especialmente quando tantos outros escolhem ignorá-los”, escreveu.
Veja o vídeo do resgate:
Esses animais, por mais que sejam frequentemente incompreendidos, desempenham um papel essencial no equilíbrio ambiental.
Eles ajudam a controlar populações de insetos, inclusive carrapatos, e limpam o ambiente ao se alimentar de carcaças.
Segundo o Animals San Diego Zoo, um único gambá pode devorar até 5.000 carrapatos por ano, ajudando a prevenir doenças como a de Lyme.
Gambás também têm características incríveis e curiosas: eles possuem 50 dentes, o maior número entre os mamíferos terrestres da América do Norte.
Além disso, eles são mestres em escalar, graças à cauda e aos "polegares" em seus pés. Eles também são praticamente imunes ao veneno de cobras como a cascavel.
Eles também são marsupiais e carregam seus filhotes em uma bolsa, semelhante aos cangurus.
Veja também este vídeo:
Motorista avista pequeno ponto se mexendo no asfalto e resolve se aproximar
Redatora.