'Objeto' misterioso preso em cerca de arame farpado na verdade era uma vida precisando de socorro
Por Larissa Soares em Proteção AnimalRecentemente, o que era para ser apenas uma simples visita para ver um barco à venda na Austrália, se transformou em uma operação de resgate para Alex Collins e seus dois filhos.
A família estava empolgada para o passeio. Porém, ao chegarem na propriedade em Brisbane, Austrália, eles logo avistaram algo estranho preso em uma cerca de arame farpado.
De longe, parecia apenas um objeto preto, mas, ao se aproximarem, perceberam que era uma vida precisando de ajuda.
“Você não vê coisas pretas penduradas em cercas com frequência”, comentou Alex, em entrevista ao The Dodo.
Aquilo era uma pequena raposa voadora negra, um tipo de morcego nativo da Austrália. E sim, ela precisava de ajuda.
Inicialmente, Alex pensou que o morcego já estivesse sem vida, mas, ao olhar mais de perto, percebeu que o animal ainda estava vivo, embora em péssimas condições.
Sem pensar duas vezes, Alex e seus filhos acionaram a Bat Conservation & Rescue QLD, que enviou um socorrista imediatamente para salvar o pequeno animal.
O morcego, batizado de Alex em homenagem ao homem que o encontrou, estava assustado e dolorido, com as asas presas no arame farpado.
Esses animais são noturnos e, muitas vezes, não conseguem ver cercas como essa, o que os coloca em situações perigosas.
O Bat Conservation & Rescue agradeceu a atitude de Alex, destacando que a rápida ação dele salvou o pequeno morcego, que agora está em recuperação.
Segundo o post no Instagram da organização, Alex (o morcego) está em boas mãos, recebendo cuidados especiais e desfrutando de suas comidas favoritas, como smoothies de frutas e mamão.
Suas lesões nas asas precisarão de semanas para cicatrizar, mas a esperança é que ele possa voltar à natureza assim que estiver recuperado.
Veja o vídeo dele se recuperando:
Segundo o Wildlife Preservation Society of Qld, essa espécie, a raposa-voadora-negra (Pteropus alecto), é um dos maiores morcegos da Austrália, com envergadura de até 1 metro.
Elas são vitais para o ecossistema, ajudando na polinização e na dispersão de sementes, mas enfrentam diversas ameaças, como a perda de habitat e o perigo de cercas de arame farpado, como no caso do morcego Alex.
Além disso, não tem como negar que essa é uma das espécies mais fofas de morcego. Olha só esse vídeo publicado pelo National geographic Brasil em 2017, com o título "Bebê morcego resgatado se empanturra de banana":
A família Collins ficou emocionada ao ver a recuperação do morcego e, para Alex, foi uma honra ter seu nome dado ao animal que ele ajudou a salvar.
"Foi ótimo assistir à sua recuperação e saber que ele está sendo bem cuidado. Mal posso esperar para vê-lo voando novamente", disse o pai.
Veja também este vídeo:
Esse rapaz é apaixonado por gatos e ficou conhecido como 'a louca dos gatos'
Redatora.