Homem resgata beija-flor desorientado e então percebe que ele não estava só

Por
em Aqueça o coração

Em uma tarde ensolarada de setembro, Edy Varela, proprietário de uma loja de acessórios para celulares em Alto Do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, foi agraciado com uma doce visita.

Seria sua mãe? Namorada? Amiga? Pessoa querida? Não!

A visita que ele recebeu foi de um beija-flor que, para sua surpresa, não estava sozinho!

O pássaro estava acompanhado de sua mãe, o que deixou Edy duplamente encantado e feliz.

A visita

Edy estava observando a movimentação da rua pela porta de seu estabelecimento quando percebeu um beija-flor voando desengonçadamente, como se estivesse desorientado.

O passarinho parecia lutar para manter o voo estável, esbarrando em objetos enquanto tentava, com esforço, se manter no ar.

Edy, embora não fosse biólogo ou especialista em animais, sabia que aquele serzinho precisava de ajuda.

Então, ele o pegou delicadamente nas mãos e o levou para dentro da loja.

Seguindo seu instinto, Edy agiu como achou melhor, mas, a partir daí, ele não sabia o que mais fazer, afinal, nunca havia resgatado um beija-flor antes.

Foi então que aconteceu outra grata surpresa! A mãe do beija-flor apareceu, procurando por seu filhote.

"Fiquei arrepiado", disse Edy ao The Dodo. "Achei tão lindo e único."

Apesar da presença da mãe, Edy percebeu que o filhote não conseguiria retornar ao ninho sozinho.

Por isso, ele decidiu permitir que ambos, mãe e filhote, permanecessem na loja, onde poderiam ter abrigo e proteção contra os perigos.

"Ela veio, ficou comigo por uns três dias, eu cuidando dela na loja. Daí, ficava morando aqui em casa comigo também. Depois, levei para a loja, aí deixei a mãe cuidar dela, e ela foi para casa junto com a mãe", contou Edy ao Amo Meu Pet.

Quando o filhote estava forte o suficiente para voar, ambos partiram juntos, retomando sua jornada na natureza, deixando para trás uma linda história de cuidado e acolhimento.

Após a partida, vez ou outra, o beija-flor aparecia na loja, como se estivesse indo lá para agradecer: ''Ela sempre passava em frente à loja e, às vezes, entrava e saía'', finalizou Edy.

Repercussão

Edy filmou o momento e compartilhou em seu perfil no Instagram no dia 10 de setembro. O vídeo acumulou mais de 55 milhões de visualizações e milhares de comentários.

Entre os comentários, está o da bióloga e especialista em beija-flores Nathália Diniz, que explicou que os beija-flores ajudados por Edy pertencem à espécie besourinho-de-bico-vermelho.

"É normal, nesta fase, que o filhote se mova enquanto aprende a voar. A mãe ainda o alimenta por um tempo até que ele esteja pronto para desbravar o mundo sozinho!", explicou Nathália. "A sua atitude de dar abrigo na loja foi ótima, pois, diferente dos ambientes naturais, na cidade o filhote está exposto a perigos como animais domésticos e atropelamentos".

Nathália também reforçou a importância de manter o filhote próximo à mãe, "para que ela continue oferecendo todo o cuidado parental necessário até o dia em que ele possa ir embora e viver sua vidinha plena!"

Agora, confira essa fofura:

Lindo demais!

Curiosidades sobre o besourinho-de-bico-vermelho

Segundo o Wiki Aves, o besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus) é um beija-flor que mede entre 7,5 e 10,5 cm e pesa entre 3 e 4,5 gramas.

Sua plumagem verde-brilhante apresenta reflexos dourados e azulados, e o bico é vermelho com ponta negra.

As fêmeas têm uma linha branca atrás dos olhos e cauda esbranquiçada.

Alimenta-se de néctar, insetos e aranhas, e aprecia a Ruélia-azul nas primeiras horas do dia.

Reproduz-se em locais variados, com ninho camuflado, postura de dois ovos, e a mãe cuida dos filhotes, enquanto o macho não participa.

Vive em jardins e áreas abertas, sendo agressivo durante a atividade, e tem hábitos como banhos de sol e limpeza frequente devido ao contato com o néctar.

Veja também este vídeo:

Pouco tempo após filha pedir um cachorro, pai encontra caramelo precisando de ajuda

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube