Conheça Aaron, o husky com sotaque italiano que encantou os internautas

“Husky Siberiano? Não… Husky Italiano!”

Por
em Cães

Os huskies são cães incrivelmente comunicativos e muitos deles amam “conversar” com os tutores. Entre uivos e resmungos, eles parecem estar sempre com algo a dizer.

Mas um husky siberiano em particular, chamado Aaron, está causando furor nas redes sociais por um motivo inusitado: ele parece falar com sotaque italiano!

Aaron já conquistou mais de 300 mil seguidores no TikTok. Seus vídeos, que muitas vezes acumulam milhões de visualizações, mostram o cãozinho "falando" – ou melhor, resmungando – em uma sequência de sons que lembra nada menos que a língua italiana.

O som de seus "bububus" é tão envolvente que até parece que ele está tentando soltar um "bravissimo" ou "amore mio" no meio da conversa.

“Um querido ‘Bububu’ para todos vocês”, escreveu sua tutora em um dos vídeos que viralizou, arrancando gargalhadas dos internautas.

“Husky Siberiano? Não… Husky Italiano!”, brincou um seguidor, impressionado com a performance linguística do peludo.

Outro tutor de husky comentou: “Eu também tenho um husky, eles são muito inteligentes. Adoro quando imitam palavras com o som ahahaha!”.

De acordo com informações do Petz, os cães dessa raça tem a tendência de “imitar” os sons dos tutores.

“É comum que os tutores vejam o Husky falando, pois ele têm uma boa capacidade de imitar sons humanos e consegue fazer os latidos soarem como palavras. Além disso, ele parece gostar da reação dos tutores às vocalizações”, diz o artigo.

Outro internauta comentou no vídeo:

“Acabei de pesquisar e, aparentemente, cães podem ter sotaques regionais. Então, esse cachorro não soa apenas italiano. ELE É italiano.”

E, realmente, parece que a informação é verídica. Um estudo de 2006 mencionado pela Green Matters destacou que, sim, cães podem desenvolver variações regionais em sua comunicação.

A pesquisa revelou que cães de diferentes regiões podem ter diferenças sutis no tom e no estilo de seus latidos. Por exemplo, cães de Liverpool podem ter um tom mais alto, enquanto os cães escoceses possuem latidos com tons mais suaves.

Além disso, especialistas como Susanne Schötz, professora de Fonética da Universidade de Lund, já estudaram como os animais, especialmente gatos, podem imitar nuances vocais de seus donos.

Embora não haja ainda uma confirmação clara de que cães possam "falar" com sotaques humanos, é difícil não acreditar ao ver Aaron em ação.

Enquanto os cientistas ainda discutem o fenômeno dos sotaques caninos, o que podemos afirmar com certeza é que Aaron conquistou o coração de muitos com seus "bububus" inconfundivelmente italianos.

Você pode seguir Aaron no TikTok (@aaronthehusky_).

Veja também este vídeo:

Pouco tempo após filha pedir um cachorro, pai encontra caramelo precisando de ajuda

Redatora.