Motociclista pisa no freio ao ver criatura rosada se debatendo na beira da estrada
Por Ana Carolina Câmara em Mundo AnimalUm homem que trafegava por uma via deserta no sul da Austrália, se obrigou a pisar no freio ao avistar uma criaturinha lutando para sobreviver.
O animal, sem pelo e com a pele rosada, se debatia em um bueiro à beira da estrada.
Ao perceber o desespero do animal lutando por sua vida, o homem imediatamente decidiu parar e ajudá-lo.
Quando se aproximou, reconheceu de pronto o pequeno ser: era um filhote de equidna.
O resgate
O homem ligou para o Southern Koala and Echidna Rescue, uma organização dedicada ao resgate, reabilitação e proteção de coalas e equidnas no sul da Austrália.
Sem demora, um especialista foi enviado ao local para socorrer o filhote indefeso.
Já em segurança nas dependências do centro de resgate, a filhotinha, chamada Mosaic, finalmente recebeu os cuidados necessários para sua recuperação.
Alimentada e protegida, ela começou a revelar sua personalidade doce e curiosa, conquistando todos ao seu redor enquanto lentamente se recuperava.
“Fiquei impressionada com o quão pequena, mas também com o quão forte e ágil aquela coisinha era”, disse Mish Simpson, diretora e fundadora do Southern Koala and Echidna Rescue, ao The Dodo.
Recém-nascidos de equidna costumam passar os primeiros 50 dias na bolsa da mãe até estarem grandes o suficiente para viver em uma toca, mas com Mosaic foi diferente.
Veja:
Na ausência da mãe, os especialistas do centro de resgate estão fornecendo todos os cuidados necessários para garantir que Mosaic cresça saudável, simulando o ambiente natural e oferecendo alimentação adequada para substituir o que ela receberia da mãe.
“Ainda temos esperança de que possamos fazer com que Mosaic se alimente bem e, um dia, devolvê-la à natureza para que continue fazendo o que as equidnas fazem”, disse Mish.
Que Mosaic, apesar das circunstâncias difíceis, tenha a chance de se recuperar plenamente, crescer forte sob os cuidados dedicados do centro de resgate e, um dia, voltar para a natureza, seu verdadeiro lar!
Sobre as equidnas
Segundo o Department for Environment and Water, as equidnas de bico curto, também conhecidas como tamanduás espinhosos, são nativas da Austrália e têm características fascinantes.
Seus espinhos são, na verdade, pelos especializados que funcionam como defesa.
Elas têm variações de cores dependendo da região, com equidnas mais escuras no sul e mais claras no leste.
Durante a época de acasalamento, os machos formam "trens" seguindo a fêmea, e os machos possuem um órgão reprodutor único, com quatro cabeças.
As equidnas são um dos poucos mamíferos que põem ovos, e seus filhotes, chamados puggles, nascem após uma breve gestação.
Apesar de não terem dentes, elas usam suas línguas longas e rápidas para capturar presas como formigas e insetos, e suas garras são adaptadas para cavar, tanto para buscar alimento quanto para se proteger.
Veja também este vídeo:
Pouco tempo após filha pedir um cachorro, pai encontra caramelo precisando de ajuda
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube