Criatura misteriosa vista em zoológico deixa especialistas confusos sobre sua espécie
Por Larissa Soares em HumorEm 21 de outubro, os tratadores do Bristol Zoo Project foram surpreendidos por uma descoberta intrigante.
Uma “misteriosa” criatura “alada” de quatro patas foi flagrada pelas câmeras de visão noturna instaladas no habitat de Bear Wood, no Reino Unido.
Apesar da diversidade de espécies no zoológico, a criatura não se parecia com nenhum dos animais que já haviam sido monitorados ali, o que deixou os especialistas e funcionários sem respostas imediatas, segundo a publicação do Bristol Zoo.
A imagem da tal criatura foi capturada por uma armadilha fotográfica, um equipamento amplamente utilizado para pesquisar e monitorar animais em grandes áreas florestais, como os 3 hectares de floresta antiga que compõem Bear Wood.
Essa tecnologia permite que a equipe de conservação do zoológico monitore diversas espécies sem interferir no ambiente natural.
No entanto, em vez de registrar algum dos moradores já conhecidos, as câmeras captaram a imagem desse animal misterioso, que mais parecia ter três patas, um chifre e um par de asas.
Rosie Sims, gerente de engajamento público do Bristol Zoo Project, falou sobre o avistamento, destacando o impacto do episódio no clima de mistério que antecede o Halloween:
“A Escócia tem o monstro do Lago Ness e Cornwall (Reino Unido) tem a Besta de Bodmin Moor. Talvez tenhamos descoberto nosso próprio mito aqui em Bristol?”.
E completou: “O avistamento dessa criatura mítica tem sido uma grande inspiração para nossa trilha de Halloween deste ano, Howl-oween: Myths and Legends, que promete trazer muita diversão para nossos visitantes”.
De fato, a proximidade com o Halloween parece ter acentuado o interesse em torno do mistério.
O zoológico, que já estava promovendo a trilha temática como parte de sua programação sazonal, aproveitou o mistério para gerar ainda mais curiosidade e expectativas.
A trilha Howl-oween, que acontecerá entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, permitirá que os visitantes explorem mitos e lendas envolvendo animais, enquanto caminham por áreas repletas de surpresas assustadoras.
Será uma oportunidade não apenas de se divertir, mas também de aprender mais sobre a vida selvagem e a história por trás de muitos mitos e lendas de diferentes culturas.
Que bicho é esse?
Embora a possibilidade de uma nova criatura mítica tenha capturado a imaginação do público, a resposta para o enigma foi, na verdade, muito mais simples (mas não menos interessante).
A equipe de conservação do zoológico concluiu que a tal criatura misteriosa era, na verdade, um cervo muntjac — uma pequena espécie de cervo nativa da Ásia que pesa entre 9 e 18 kg, segundo o Brish Deer Society.
Mesmo com as luzes acesas, os veados muntjac ainda possuem uma aparência intrigante.
Eles têm garupas mais altas que os ombros, o que pode contribuir para uma postura aparentemente curvada. Os machos têm chifres curtos e ligeiramente curvados, enquanto as fêmeas possuem apenas uma mancha escura na cabeça.
O Bristol Zoo Project se divertiu com a repercussão do caso e, em uma atualização nas redes sociais, compartilhou a imagem da criatura ao lado do cervo muntjac, revelando a verdadeira identidade do “monstro”.
“Você viu as notícias recentes sobre uma misteriosa criatura alada e com chifres sendo avistada no Projeto Zoológico de Bristol? Nossa equipe de conservação usa armadilhas fotográficas para pesquisar a floresta antiga em nosso local. Aqui você pode ver um cervo muntjac familiar ao lado de uma criatura que nos deixou um pouco perplexos...”, dizia a postagem.
Redatora.