Sem medo de avião: tutora flagra como seu cão Rhodesian viaja e tranquilidade chama a atenção
Por Beatriz Menezes em CãesO perfil do Instagram @incoleum ganhou destaque no último dia 5 de outubro após publicar um vídeo que rapidamente se tornou viral.
A publicação mostra o cão de serviço Joquinha, um Rhodesian Ridgeback, em um momento de relaxamento absoluto durante uma viagem de avião.
O vídeo, gravado durante uma viagem de sua tutora para o Chile pela companhia aérea Latam Airlines, surpreendeu a web ao mostrar a tranquilidade de Joquinha, que, ao invés de ficar alerta para oferecer suporte à tutora, aproveita o conforto da poltrona para descansar.
Com uma poltrona só para ele, na janela, o cão parece tão à vontade que logo começou a dormir profundamente - e roncar -, o que deixou os internautas impressionados.
A tutora de Joquinha explica na legenda do vídeo:
“Achei esse vídeo maravilhoso de uma das minhas viagens com Joquinha para o Chile. Ele é muito figura. Joquinha é um cão de serviço, treinado e autorizado a viajar na cabine, me dando suporte de mobilidade física”.
A calma do animal conquistou o público, que se encantou com sua habilidade de lidar tão bem com situações que, para muitos cães, seriam estressantes.
Os cães de serviço, como Joquinha, têm autorização para viajar na cabine, diferentemente dos animais de companhia convencionais, já que possuem treinamento específico para auxiliar seus tutores em necessidades específicas, como mobilidade física ou suporte emocional.
A publicação tem mais de meio milhão de visualizações, 681 mil curtidas e 8.256 comentários.
“É assim que os doguinhos deveriam viajar em aviões, não junto com bagagem”.
“Não sei o que é mais lindo. Os dentinhos, o ronco ou a mão dada”.
“É assim mesmo que eles devem viajar. Eu apoio”.
São alguns dos comentários.
Assista abaixo:
O vídeo gerou curiosidade sobre a raça de Joquinha, o Rhodesian Ridgeback, conhecido por sua versatilidade e robustez.
De acordo com o American Kennel Club, a raça é originária da África, e é famosa pelo temperamento equilibrado e pela capacidade de adaptação a diversas situações.
Os Rhodesian Ridgebacks foram originalmente criados para caça de animais de grande porte, incluindo leões (apenas caçar e nunca matar) e seu instinto protetor faz deles companheiros leais e seguros para a família.
Uma das características mais marcantes do Rhodesian é a faixa de pelos que cresce na direção oposta à do restante do corpo, formando uma “crista” característica na linha das costas.
Além da aparência distinta, os Rhodesian Ridgebacks são conhecidos pela resistência física e pela inteligência.
São cães de temperamento geralmente calmos, especialmente se bem treinados desde filhotes, o que contribui para que se adaptem bem a ambientes variados, incluindo viagens de avião, como é o caso de Joquinha.
Apesar de serem cães de grande porte e com bastante energia, podem ser surpreendentemente tranquilos em espaços limitados, desde que se sintam seguros.
A raça também é criada para atuar em filmes, é o que explica o Instagram criado pela tutora do Joquinha.
Veja também este vídeo:
Ele ouviu gemidos vindos da costa e percebeu um rosto desesperado na lama