Gato traz convidado inusitado para casa e tutora não sabe lidar com o que eles fazem depois

Por
em Gatos

Não é segredo que os gatos são conhecidos por trazer surpresas nada convencionais para casa. Seja uma folha, um inseto ou até mesmo um pequeno roedor.

Mas e quando o gato decide ser um anfitrião generoso, compartilhando o próprio jantar com um convidado?

Foi exatamente isso que aconteceu com Chewie, um gato que trouxe um rato vivo para dentro de casa – mas ao invés de caçá-lo, ele o convidou para jantar.

A tutora de Chewie, Abbie Doctor, compartilhou o momento em sua conta do TikTok, atraindo mais de 1,2 milhão de visualizações e divertindo milhares de pessoas na rede.

Abbie, uma enfermeira estética que vive em Gloucester, na Inglaterra, está acostumada a ver seus gatos trazendo ratos para casa.

Mas, geralmente, como a maioria dos gatos fazem, esses ‘presentes’ já vêm sem vida.

Desta vez, porém, Chewie chegou com um rato vivo e, ao invés de atacá-lo, levou o novo amigo diretamente para a tigela de ração.

"Estávamos assistindo TV e, de repente, o rostinho dele apareceu debaixo do aparelho", contou Abbie ao Newsweek.

Ela e seus outros gatos observavam com curiosidade enquanto o pequeno rato se acomodava confortavelmente na tigela de comida, beliscando cada pedaço com calma.

Chewie, o anfitrião, parecia mais interessado em um rato de brinquedo próximo, deixando o novo amigo roedor se esbaldar sem pressa ou pânico.

No vídeo, Abbie brinca:

"Meu gato trouxe um rato e o sentou para jantar."

A situação rendeu muitos comentários engraçados dos internautas, com um deles sugerindo que Chewie estivesse “engordando o rato antes de comê-lo”. Outros se questionaram:

“Será que ele está apenas permitindo que o rato tenha sua última ceia?”

Muitos também riram do rato de brinquedo: "Eles estão todos festejando esta noite” e outro imaginou que o gato “mostrou a ele o rato de pelúcia para que ele saiba que é um fã”.

E, talvez o melhor, foi o comentário que imaginava a história do rato, voltando para contar à sua família sobre a noite surreal em que um gato não só poupou sua vida, mas o convidou para comer junto.

No final das contas, o pequeno rato foi gentilmente resgatado por Abbie e liberado em segurança na estufa da família.

"Ele ficou por um tempo, mas conseguimos pegá-lo e soltá-lo," contou a tutora.

Mas o que explica esse comportamento?

O site Catster oferece algumas explicações. Segundo especialistas, gatos frequentemente associam suas tigelas de comida a um "lugar seguro", onde podem armazenar seus itens mais valiosos.

Para Chewie, o rato pode ter representado uma espécie de "troféu" de caça, e a tigela de comida, um local onde ele poderia exibir sua conquista de forma segura e longe de outros gatos da casa.

Outro fator pode estar relacionado ao instinto maternal dos felinos, mesmo em gatos castrados e sem filhotes. No ambiente selvagem, as fêmeas costumam trazer presas para que seus filhotes aprendam as técnicas de caça e sobrevivência.

Embora domesticado, o comportamento de Chewie pode representar uma forma de “ensinar” seus humanos a lidar com uma caça.

Redatora.