Animal andava em círculos sem parar - até que alguém percebeu que ele tinha um problema

Por
em Proteção Animal

No início do mês, uma cena inusitada chamou a atenção da administradora de um hospital local na Flórida, nos Estados Unidos.

Logo ao chegar ao trabalho, Monica encontrou um pequeno gambá andando em círculos incessantemente na calçada, num comportamento que parecia ser de angústia.

Monica observou o comportamento estranho e, preocupada com o bem-estar do animal, decidiu agir.

Em busca de ajuda, entrou em contato com Elizabeth Azzarello, especialista da Little Bit Wildlife Rescue, que prontamente dirigiu mais de uma hora para resgatar o marsupial.

Ao chegar ao local, Elizabeth encontrou o gambá visivelmente tonto e confuso, preso em uma “dança” circular, algo que já durava algumas horas.

“Ele parecia completamente desorientado”, relatou Elizabeth ao The Dodo.

Monica e a equipe de segurança do hospital haviam improvisado uma área de isolamento ao redor do pequeno animal, usando cones para evitar que alguém o perturbasse.

Inicialmente, Elizabeth Azzarello temeu que o problema fosse algo sério, como um trauma cerebral causado por um acidente.

No entanto, ao analisá-lo, ela percebeu que ele não apresentava sinais de lesão externa ou trauma.

Dado o histórico recente de chuvas fortes na região, Elizabeth começou a suspeitar de outra causa: uma infecção no ouvido.

“Quando muita água entra nos ouvidos, esses animais podem desenvolver infecções que causam sintomas parecidos com vertigem, como se estivessem tontos”, explicou.

Com essa nova hipótese, Elizabeth levou o gambá para sua casa e iniciou um tratamento com antibióticos, esperando que, em poucos dias, o animal se recuperasse completamente.

E a resposta foi positiva! Com alguns dias de cuidados, o pequeno gambá apresentou uma grande melhora:

Ele começou a se alimentar bem e a se mover com muito mais coordenação.

“Ele está de pé e comendo, o que é sempre um bom sinal”, comemorou a especialista.

Esse episódio lembra uma história similar, que aconteceu recentemente nos Estados Unidos e também comoveu o público.

Uma mãe e sua filha adolescente, enquanto seguiam para a escola, avistaram um gambá idoso vagando desorientado pela estrada e andando em círculos, assim como o gambá da Flórida.

A filha, ao ver a cena, insistiu para que a mãe parasse o carro e, juntas, resgataram o animal, que foi batizado de Thomas Jefferson.

Thomas foi levado para o centro de reabilitação Geaux Wild Rehab, onde recebeu cuidados especiais.

Como Elizabeth mencionou em relação ao gambá da Flórida, animais que andam em círculos frequentemente apresentam problemas internos ou lesões que afetam sua orientação, e o caso de Thomas também foi uma amostra disso.

Com sinais de desnutrição e desidratação, além de feridas nos pés, o gambá foi tratado com vermífugos e medicamentos para pulgas, além de uma dieta especial.

A equipe do Geaux Wild Rehab ficou completamente grata pela atitude da menina e da mãe.

“Eu absolutamente amo ver jovens mostrando empatia pelos animais selvagens, especialmente quando tantos outros escolhem ignorá-los”, escreveu.

Veja a matéria completa:

Veja também este vídeo:

Ele ouviu gemidos vindos da costa e percebeu um rosto desesperado na lama

Redatora.