Alpinista escalava montanha tranquilamente quando, sem querer, deu de cara com animal magnífico
Ele quase não acreditou ao se deparar com animal que estava a sua frente.
Por Beatriz Menezes em Proteção AnimalO alpinista Kelston é um amante da natureza. Não é à toa que ele costuma praticar esportes radicais como escalar montanhas, tudo para apreciar uma vista bonita.
Mas, recentemente, em mais uma de suas expedições, ele conseguiu apreciar mais do que o pôr do sol após escalar as paredes naturais do Parque Estadual Susquehanna Riverlands, na Pensilvânia, Estados Unidos.
Em determinada parte do percurso, Kelston deu de cara com um par de asas enormes e magníficas.
Ao verificar com calma, percebeu que havia uma águia no local. Para muitos isso poderia ser aterrorizador, mas não para o alpinista que ficou impressionado.
Ele sabia que precisava tirá-la de lá e que provavelmente algumas pedras estavam trancando a ave, por isso, não perdeu tempo e entrou em contato com o Departamento de Conservação e Recursos Naturais da Pensilvânia (DCNR).
Os guardas florestais prontamente atenderam o pedido de ajuda de Kelson que pela primeira vez decidiu não chegar até o topo da montanha, preferindo acompanhar o resgate da águia.
Quando a equipe chegou ao local junto com Maryann, uma especialista em aves selvagens perceberam que na verdade não havia somente uma águia presa entre as rochas. Era um casal.
Sendo assim, mais ajuda foi chamada. Maryann pediu o apoio de Tracie Young, uma reabilitadora de vida selvagem do Raven Ridge Wildlife Center.
O maior medo de todos os envolvidos era de que as aves estivessem com as asas quebradas.
Em um trabalho conjunto o resgate foi um sucesso e antes do anoitecer as duas águias já estavam alocadas em caixas de transporte.
A dupla foi encaminhada a Raven Ridge onde receberam cuidados intensos e foram testadas para envenenamento por chumbo, felizmente apresentaram um quadro de saúde estável além de uns arranhões e hematomas.
Com o passar do tempo, os dois começaram a demonstrar um comportamento cada vez mais agressivo e a não aceitar tantos cuidados. Isso dizia que estavam prontas para retornar ao habitat natural.
O dia da soltura emocionou a equipe de especialistas em conservação da vida selvagem.
As águias foram soltas no Dia dos Veteranos, uma data muito importante nos Estados Unidos, isso porque a águia-careca é o símbolo do país.
A escolha da águia-careca como símbolo dos Estados Unidos foi resultado de um processo que envolveu os fundadores do país logo após a independência.
A ave responsável por ter ilustrado a liberdade dos Estados Unidos após declarar independência da Grã-Bretanha agora era livre também daquelas pedras que as aprisionaram.
O grande momento foi compartilhado no Facebook da instituição.
"Ao cuidar de ambas as águias, conseguimos reuni-las para sua libertação. Acreditamos que eles são um par acasalado, e liberá-los juntos não apenas honra seu vínculo, mas incorpora o espírito de resiliência e esperança que o Dia dos Veteranos representa”, diz uma parte da descrição do post.
Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro