Durante anos, mulher tentava resgatar gata e sua ninhada, até que ela encontra uma ideia certeira
Por Beatriz Menezes em GatosUma moradora da Flórida, nos Estados Unidos, viralizou ao mostrar uma tática para resgatar uma felina selvagem das ruas junto com sua ninhada.
Era a terceira vez que a gatinha havia dado cria e finalmente teve a confiança conquistada.
A internauta que se identifica pelo usuário @steelcitydawn no Tik Tok, compartilhou um vídeo no dia 11 de setembro mostrando como fez para conseguir descobrir onde estavam escondidos os filhotes.
A mulher já estava acostumada a deixar comida no quintal para que a mamãe felina pudesse se alimentar e continuar cuidando de seus bebês. Todo dia ela fazia cerca de cinco visitas para buscar comida e levar até eles.
Então @steelcitydawn teve uma ideia. Ela precisava dar algo que a gatinha pudesse carregar e levar até os filhos, na esperança de que isso mostrasse o esconderijo deles.
Após três ninhadas o plano deu certo. Com um pedaço de frango frito a gatinha levou a mulher até seus bebês que estavam em um terreno vizinho escondidos atrás de um muro.
De acordo com informações obtidas pelo jornal Newsweek, a mamãe nasceu na rua há três anos e pelo menos por dois anos o grupo de protetores tentou resgatá-la, mas sem sucesso.
“Este é o 2º ano em que falhamos em capturar este gato. Ela é muito inteligente. Dois de seus gatinhos, Einstein e Hawking, do ano passado, são gatos domésticos e vivem seguros dentro de casa comigo. Assim que eu prender seus gatinhos, a mamãe gata se juntará a eles, vivendo a vida de um gato doméstico, para nunca mais passar fome ou lutar ao ar livre”, diz a legenda do vídeo.
Ao finalmente descobrir o esconderijo da gatinha selvagem, Steel City Dawn achou que tudo iria ser resolvido de forma rápida. Infelizmente os planos tiveram que mudar.
"Assim que encontrei a propriedade em que ela estava com os gatinhos neste vídeo, entrei em contato com o proprietário, que me negou o acesso. Ele ameaçou atirar nos gatos se os visse, então foi um momento horrível para mim”, contou ao Newsweek.
A única coisa que podia ser feita era continuar monitorando a família felina. Felizmente após alguns dias a mamãe moveu seus filhos de lugar como era de costume. Nesta nova propriedade a mulher finalmente teve acesso.
O melhor de tudo é que a mãe e a ninhada foram resgatados antes do mais recente furacão atingir a Flórida.
"Os gatinhos do ano passado, Einstein e Hawking, moram dentro de casa comigo. Todos foram examinados e todos os gatinhos encontraram lares internos. Mamãe e Simba eram muito selvagens e não prosperavam dentro de casa, então foram soltos em minha propriedade. Ambos estão bem, não há mais gatinhos. Apenas muita comida e abrigo", finalizou.
Muitos gatos selvagens jamais se acostumam com a vida doméstica. Como aprenderam a lutar e sobreviver nas ruas, se sentem ameaçados pelos humanos.
Embora esses gatos não sejam necessariamente perigosos, eles podem ficar na defensiva, de acordo com o veterinário da Geórgia, Dr. Jess Kirk, em um artigo publicado no Vet Explains Pets.
Não é fácil domesticar um gato selvagem, por isso a mamãe gata teve que ser relançada, mas com o tempo eles podem aprender a confiar nos humanos e se tornar mais socializados.
O importante é que a confiança já foi adquirida, e agora ela vive próximo da mulher pois sabe que ali tem comida e segurança, mas claro, da forma que ela gosta de viver.