Animal selvagem completamente sem pelos encontrado vasculhando lixo passa por incrível transformação
Por Ana Carolina Câmara em Aqueça o coraçãoEm 2017, uma ursa completamente sem pelos foi resgatada de uma lixeira na Califórnia em estado crítico, necessitando urgentemente de cuidados especializados.
O animal foi acolhido pelo projeto Black Beauty Ranch, que faz parte da Humane Society dos Estados Unidos.
Lá, recebeu tratamento para recuperar sua saúde e bem-estar, além de um ambiente seguro para recomeçar sua vida.
Sete anos depois, a ursa, que antes estava desorientada e sem perspectivas, transformou-se em Eve, uma linda ursa de pelagem exuberante e cheia de vida!
Hoje, ela é um símbolo de resiliência e superação, vivendo com saúde e alegria no santuário que a acolheu, onde recebe todo o cuidado e amor que merece.
O resgate
Na véspera de Natal de 2017, moradores avistaram Eve vasculhando o lixo.
Na época, a pobrezinha pesava apenas 13,61 kg, e a falta de pelos era causada por uma sarna severa, uma das piores já vistas pelos especialistas que a examinaram.
Sua situação era tão decadente que Eve mal se parecia com um urso.
Sue Tygielski, diretora sênior do Black Beauty Ranch, disse à Newsweek que a equipe provavelmente nunca descobrirá como Eve chegou a essa condição tão debilitada.
"Nunca saberemos se Eve ficou órfã porque sua mãe foi morta ou se ela estava perdida", disse Sue. "Ela estava claramente muito doente e provavelmente seguiu seu nariz até a lixeira."
Eve foi resgatada pelo Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia e transferida para um centro de reabilitação de vida selvagem.
Devido ao estado em que foi encontrada, a pobrezinha foi apelidada de "urso nu" e passou dois anos nesse centro de reabilitação.
Nova vida
Após sua recuperação inicial, Eve foi transferida para o santuário de animais Black Beauty Ranch, um dos maiores da América, localizado no Texas.
Nos anos seguintes, a ursa passou por uma incrível transformação!
Seus pelos começaram a crescer, e hoje ela pesa cerca de 72,57 kg, com muita vitalidade!
Eve faz parte de um grupo de quatro ursos acolhidos pelo santuário.
Ela adora caminhar pelo recinto, interagir com sua "família" e farejar a comida deixada pelos tratadores.
"Eve levou vários anos para se tornar uma ursa saudável, mas ainda recebe medicamentos diários para alguns problemas de saúde," contou Sue.
Devido à sua condição e à falta de habilidades para se defender sozinha na natureza, Eve permanecerá em cativeiro, onde recebe cuidados especializados e vive com segurança e dignidade.
"A história dessa ursa incrivelmente resiliente, forte e determinada é notável. Ela passou por tanta coisa e se tornou ela mesma, expressando seus comportamentos selvagens naturais: explorando, subindo em árvores, brincando em sua piscina e descansando em um ninho que criou na base de sua árvore favorita. Ela está prosperando e vivendo a vida que merece."
Humanos e ursos
A equipe sabe que Eve não foi a primeira e, infelizmente, não será a última ursa a vasculhar o lixo, já que a destruição dos habitats naturais as força a se aproximar das áreas urbanas em busca de comida.
Por isso, encontros com ursos em áreas urbanas tendem a se tornar cada vez mais frequentes.
Eve é um exemplo claro do impacto humano no meio ambiente. Para prevenir casos semelhantes, é essencial tomar medidas como:
- Reduzir o acesso ao lixo em áreas próximas aos habitats dos ursos, utilizando latas de lixo à prova de animais;
- Promover a restauração de habitats naturais, garantindo que os ursos tenham acesso a fontes de alimento em seus ambientes nativos;
- Educar as comunidades locais sobre como coexistir com a vida selvagem, evitando alimentá-los e adotando medidas para desencorajá-los de se aproximar de áreas urbanas;
- Colaborar com projetos de conservação, protegendo espécies ameaçadas e reduzindo o impacto humano em seus territórios.
Veja também este vídeo:
Essa poodle ficou irreconhecível após receber o amor que merecia
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube