Com triste passado, cão husky siberiano é adotado por menina carinhosa disposta a curar seu coração

Por
em Aqueça o coração

Balto, um husky com um passado marcado por traumas físicos e emocionais, finalmente encontrou seu final feliz após uma longa espera.

O cão foi resgatado pelo Austin Animal Center, no Texas, com um grave ferimento no olho esquerdo que lhe causava dor intensa.

Ele recebeu atendimento especializado da organização Austin Pets Alive!, que salvou seu olho e iniciou sua recuperação física.

Apesar de estar em melhores condições físicas, Balto enfrentava um desafio ainda maior: a superação de suas feridas emocionais. A ansiedade de separação que desenvolveu tornou sua adaptação ao ambiente do abrigo muito difícil.

“Ele passou cerca de oito meses no abrigo. Ele era adorável e cheio de energia, mas frequentemente esquecido porque era um husky com ansiedade de separação”, contou Luis Sanchez, diretor de relações públicas e comunicações da ONG ao site The Dodo.

Balto chegou a participar de um processo de adaptação com uma família interessada, mas acabou retornando ao abrigo quando perceberam o nível de ansiedade de separação do cão.

Após retornar ao abrigo e perceber que havia sido descartado mais uma vez, o estresse o levava a mastigar o canil em momentos de angústia.

Foi então que o diretor, vendo o sofrimento do animal decidiu intervir de forma mais ativa e levou Balto para casa como um lar temporário.

Junto com sua esposa, Sanchez ajudou Balto a se socializar, levando-o para eventos de adoção, passeios em cervejarias e compartilhando sua história nas redes sociais.

O esforço valeu a pena quando uma família de New Braunfels se interessou pelo cão.

“Eles procuravam um husky que se desse bem com crianças”, explicou.

Após uma troca de e-mails com algumas informações importantes, Luis decidiu que precisava dar um voto de confiança de que aquela adoção seria pra valer.

“Alguns dias depois, fui visitar a casa deles, e eles se apaixonaram por Balto. Foi emocionante ver a filhinha deles pegar sua coleira e guiá-lo pela casa dizendo: ‘Este é o meu quarto; este é o quarto dos meus pais.’”, relembrou.

A conexão entre Balto e a criança foi imediata. Quando a adoção foi oficializada, o husky parecia finalmente relaxado e seguro ao lado de sua nova família. Era como se ele sentisse que daquela vez nada iria dar errado.

Em uma publicação do Instagram do abrigo, o antes e depois de Balto mostra como ele teve uma grande evolução até encontrar sua família adotiva.

“Balto chegou até nós com uma grande ferida necrosada acima do olho esquerdo. Lutamos para salvar seu olho e ajudá-lo a se recuperar, e também estivemos ao seu lado quando ele começou a mostrar sinais de ansiedade de separação. Este bom menino está melhorando a cada dia em seu lar adotivo. Só podemos dar a cães merecedores como Balto a chance de ter sucesso com o seu apoio!”, diz a legenda.

Hoje, Balto vive feliz ao lado de sua irmã humana e é inseparável dela. Depois de tudo o que enfrentou, ele está prosperando em sua nova casa, mostrando que o amor e o cuidado podem transformar vidas.

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.