Veados estão destruindo decorações de Natal com seus chifres, alertam autoridades

Em meio às festividades, enquanto as renas do Papai Noel ajudam a entregar os presentes, os veados estão causando estragos.

Por
em Notícias

No Colorado, Estados Unidos, um alerta inusitado foi emitido pelas autoridades de vida selvagem: decorações de Natal estão sob ameaça de veados locais.

Em meio às festividades, enquanto as renas do Papai Noel ajudam a entregar os presentes, os veados estão causando estragos ao se enroscarem nas luzes, guirlandas e outros ornamentos natalinos.

O Departamento de Parques e Vida Selvagem do Colorado (CPW) informou que, nesta época do ano, as chamadas relacionadas a veados presos em decorações de quintais aumentam significativamente.

Os culpados principais são os machos, que durante o cio tornam-se mais erráticos e agressivos enquanto buscam uma parceira.

“Todos os anos, nossos agentes recebem várias chamadas sobre veados presos em balanços, redes esportivas, mangueiras, bicicletas e, claro, luzes de Natal”, explicou Adrian Archuleta, gerente de vida selvagem do CPW.

O amor está no ar…

Para os humanos, esse é o período do Natal. Mas para os veados, essa é a época mais “romântica” do ano.

Com o pico do cio, em novembro e dezembro, os machos exibem comportamentos para atrair fêmeas, como esfregar os chifres em superfícies para afiá-los.

Essa atividade os torna propensos a se enroscarem em decorações.

“Esses enroscos podem ser perigosos, impedindo o veado de comer ou respirar adequadamente, além de causar altos níveis de estresse que podem levar à morte do animal”, acrescentou Archuleta.

Para evitar incidentes, as autoridades recomendam que as decorações sejam firmemente presas a estruturas sólidas e penduradas a pelo menos 2,5 metros do chão.

Luzes em árvores ou arbustos devem ser evitadas, pois essas são áreas onde os veados gostam de esfregar seus chifres.

Caso um veado fique preso, o público é orientado a não tentar libertá-lo. Em vez disso, deve-se acionar imediatamente o CPW.

Isso porque, nesta época, os veados também podem se tornar mais agressivos, oferecendo risco às pessoas.

Existem veados no Brasil?

No Brasil, por enquanto, nenhum alerta de decorações de Natal em risco de ataques de veados foi emitido. Cabras, talvez...

Mas isso não quer dizer que não tenha cervos por aqui. Pelo contrário: o Brasil é um dos países com mais espécies de veados no mundo.

O país é lar de oito espécies diferentes de cervos, como o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), o veado-cariacu (Odocoileus virginianus) e o veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus).

Esses animais habitam desde florestas densas até campos abertos e são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas.

Infelizmente, algumas espécies enfrentam riscos de extinção, como o cervo-do-pantanal e o veado-mão-curta (Mazama nana).

A perda de habitat, a caça ilegal e a presença de cães domésticos são as principais ameaças à sua sobrevivência.

Pode alimentar veados?

Por mais fofos que os "Bambis" sejam, eles ainda são animais silvestres, não acostumados à interação com humanos. Por isso, não é recomendado alimentá-los.

Alimentá-los pode alterar seu comportamento natural, tornando-os dependentes e menos receosos em relação à presença humana.

Isso aumenta o risco de atropelamentos, ataques de predadores, caçadores e a disseminação de doenças.

Nos Estados Unidos, por exemplo, alimentar veados é ilegal na maioria dos estados devido ao perigo de aglomeração, que facilita a transmissão de doenças.

No Brasil, em alguns estados, essa prática também é considerada crime ambiental.

Se um veado ou outro animal silvestre aparecer em sua propriedade, o correto é acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar para garantir a segurança do animal e das pessoas envolvidas.

Veja também este vídeo:

Cachorros da raça tadinho: A vida difícil desses cidadãos da Coitadolândia

Redatora.