Homem que se dedica a cantar para os animais se surpreende com reação de elefantes
"Os animais são o melhor público de todos”
Por Larissa Soares em Aqueça o coraçãoPlumes, um músico francês apaixonado por música e animais, encontrou uma maneira única de unir suas duas grandes paixões.
Embora ainda componha para humanos, suas performances mais recentes têm um público muito especial – vacas, elefantes, cavalos, papagaios e até ocapis.
A ideia nasceu de forma despretensiosa.
“Os primeiros animais para os quais cantei foram vacas, porque a ideia surgiu quando eu estava na casa da minha avó, no campo, cercado por elas”, contou Plumes ao portal Réel Média.
Plumes já tinha lido algumas pesquisas sobre os animais apreciarem a música e quis pôr isso à prova.
Acompanhado de seu violão, ele decidiu se apresentar para as vacas e ver como elas reagiriam. Surpreendentemente, elas se aproximaram, curiosas, e ficaram tranquilamente ouvindo sua música.
“Foi realmente um bom momento”, disse.
A experiência foi tão especial que Plumes decidiu expandir o projeto e tocar para outros animais.
Desde então, ele tem visitado zoológicos, santuários e até áreas rurais, sempre com seu violão em mãos.
Toda nova experiência é cheia de incertezas, pois ele não sabe como o animal vai reagir. Por isso, Plumes respeita o espaço deles.
Ele sempre se senta a uma distância confortável e deixa que eles se aproximem se quiserem. E é isso que torna a experiência ainda mais especial.
Recentemente, ele realizou uma performance para elefantes em um zoológico na França.
Quando começou a tocar, eles se aproximaram devagar. Um deles até esticou a tromba para tentar tocar o músico.
A receptividade dos animais à música continua encantando Plumes. Ele menciona que os papagaios, por exemplo, são especialmente animados.
“Eles dançam, balançam a cabeça ao ritmo da música. É fascinante ver isso de perto”, contou ao portal Die Tierbibel.
Outros animais, como o ocapi – uma espécie tímida e rara –, também surpreenderam.
Plumes lembra que durante uma apresentação, um ocapi saiu timidamente de seu esconderijo e ficou ouvindo a música por 40 minutos.
Atualmente, o músico continua suas apresentações de forma voluntária, visitando zoológicos e santuários em busca de novos públicos.
Em suas redes sociais, ele compartilha vídeos das performances, que frequentemente viralizam.
Um de seus vídeos mais populares, com o ocapi, já acumula mais de 9,6 milhões de visualizações no Instagram (@plumesofficiel).
“Pude conhecer alguns animais incríveis. Compartilhamos momentos especiais e uma conexão incrível. O melhor público de todos”, disse ele.
Música e bem-estar animal
A resposta calorosa que Plumes recebe dos animais já é um indício de que eles apreciam música. E, de fato, alguns estudos já demonstram que a música pode influenciar o comportamento animal.
Por exemplo, cães em canis costumam ficar estressados devido ao ambiente, mas a música pode deixar eles mais relaxados.
Um estudo de 2012 revelou que a música clássica ajuda a acalmá-los, enquanto outra pesquisa, de 2016, observou que gêneros como soft rock e reggae também têm um efeito positivo.
Já os elefantes, seres com uma comunicação vocal complexa, também mostram um interesse particular por música.
Segundo Joyce Poole, fundadora do grupo Elephant Voices, esses animais têm um repertório vocal diverso e são capazes de imitar sons e criar novos.
“Esse talento para a comunicação vocal pode estar ligado ao seu aparente interesse pela música”, explicou ela ao portal The Dodo.
As vacas parecem preferir músicas de ritmo mais lento. Um estudo da Universidade de Leicester, em 2001, expôs um rebanho de mil vacas a diferentes estilos musicais.
Quando ouviram canções mais suaves, a produção de leite aumentou em cerca de 3%.
Parece que até mesmo os insetos são afetados.
Os cientistas encontraram uma música que deixa a fêmea de Aedes aegypti menos interessada em se alimentar ou reproduzir. A música "repelente" e "nada sensual para mosquitos" é Scary Monsters and Nice Sprites, Skrillex.
Veja também este vídeo:
Vira-lata caramelo cego encanta ao escolher seus presentes no pet shop
Redatora.