Homem passeava com cachorro quando viu alguém doente em varanda aguardando ser notado

Por
em Mundo Animal

Recentemente o New England Wildlife Centers - NEWC (Centro de Vida Selvagem da Nova Inglaterra) recebeu um novo inquilino que permanecerá em tratamento por um longo tempo. Tudo aconteceu quando um morador de Massachusetts, nos Estados Unidos, encontrou uma ave em apuros na sua vizinhança.

O homem havia saído para passear com seu cachorro pelo quarteirão quando percebeu que havia um pássaro na varanda do seu vizinho. Curioso, ele se aproximou, no entanto, a ave não voou para longe como de costume.

Sendo assim, notou que algo estava errado. Não sabendo o que era e também a gravidade, fez a única coisa que estava ao seu alcance! Ele enrolou a ave na sua jaqueta e levou para o NEWC. A ave era um falcão de cauda vermelha.

"Ele notou que esse falcão não era capaz de voar para longe, o que disparou o alarme. Normalmente eles não gostam de estar perto de pessoas e tentam voar para longe”, contou Priya Patel, diretora médica de vida selvagem do New England Wildlife Centers (NEWC), ao The Dodo.

Em um primeiro atendimento a médica não conseguiu identificar o que tinha de errado com o falcão. Mas então um inchaço em uma das asas chamou a atenção. Com um exame de sangue ela identificou que ele havia ingerido raticida.

A ave estava caçando quando escolheu justamente uma presa que consumiu veneno. Ao se alimentar do roedor, a substância tóxica também acabou lhe causando danos. O veneno leva a muitos problemas sérios de saúde, incluindo a perda da capacidade de coagulação do sangue.

O tratamento do falcão consiste em ingerir muita vitamina K para ajudar no coágulo sanguíneo, bem como analgésicos e fluidos. Infelizmente os casos de envenenamento com raticidas estão cada vez mais comuns.

Devido a complexidade do quadro e também o forte agravamento que o veneno causa na saúde dos animais, algumas aves passam por tratamentos que podem durar até um ano.

Médica dispara alerta sobre os raticidas

A recomendação de Priya Patel é trocar o método de armadilhas para ratos. O ideal é chamar uma equipe de saneamento especializada para fechar as entradas de roedores para sua residência. Outra dica é trocar por armadilhas humanizadas para depois largá-las longe da área urbana.

O falcão ainda tem um longo tratamento pela frente, mas já demonstra uma ótima recuperação. Mesmo com a gravidade da situação, ele tem força para voltar ao seu habitat natural.

“Como lembrete, você tem escolha quando se trata de controle de roedores. Por favor, evite venenos como os SGARs, que se acumulam na cadeia alimentar e prejudicam espécies não-alvo, como este gavião. Esses venenos causam sofrimento desnecessário aos animais e comprometem a capacidade natural da natureza de controlar populações de roedores.”, diz o porta-voz do Instagram.

Quando receber alta será solto na natureza.

Sobre o Centro de Vida Selvagem da Nova Inglaterra:

O New England Wildlife Centers, sem fins lucrativos, é um empreendimento empresarial de base lançado por um grupo de cidadãos de Massachusetts há 40 anos, em 1983. Trabalhamos no parque Bare Cove em Hingham, MA, usando os antigos bunkers de munição militar como nosso hospital.

Com um departamento de desenvolvimento de dois e sem ajuda externa, o Centro concluiu uma campanha onde arrecadou 8 milhões de dólares para construir o primeiro hospital de vida selvagem e instalação de educação científica do país. Este edifício foi construído de acordo com as especificações verdes LEED.

Assista também:

Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.