Logomarca Amo Meu Pet

Pelo seu cão, casal decide passar a virada do ano trancados no banheiro

Por
em Dicas

As festas de final de ano despertam inúmeros sentimentos devido ao encerramento de ciclos. Para muitos é momento de festejar, já para outros a logística consiste em se adaptar à maneira de comemorar.

Jordana Carvalho e seu marido Vitor decidiram passar a virada de 2023 para 2024 trancados no banheiro.

O motivo? Acalmar Bolt, um cão sem raça definida que foi adotado enquanto a tutora ainda não era casada. Eles optaram por permanecerem fechados por causa do barulho dos fogos de artifício.

No vídeo publicado no Tik Tok em 28 de dezembro, Jordana mostra estar sentada no chão, junto com seu companheiro, enquanto Bolt recebe carinho para ficar tranquilo.

"Foi a terceira virada de ano com o Bolt. Sempre acolhemos ele em um cômodo que abafa mais o barulho da queima de fogos e bombas", contou em entrevista ao Amo Meu Pet.

“Nem todos entenderiam o motivo pelo qual passamos a virada do ano trancados no banheiro”, escreveu na legenda.

Bolt chegou até a família por meio de lar temporário. O cão foi encontrado machucado e com suspeita de fratura na pata dianteira esquerda, correndo risco de precisar amputar devido a gravidade do ferimento.

No primeiro ano acolhido ela já percebeu que o cão era assustado, com a proximidade do fim de ano, tomaram a decisão de passar a virada recolhidos.

"Meu esposo faz questão de grudar nele. Antes eu não tinha essa sensibilidade, aprendi com meu esposo", acrescentou Jordana.

Na virada para 2025 um novo membro da família chegou, redobrando os cuidados com o barulho de fogos. Jordana e Vitor deram à luz a sua primeira filha, desta forma, novamente a família optou por passar a virada em casa.

A publicação está com 951 mil visualizações, 92 curtidas e 909 comentários.

Muitos internautas compartilharam as mesmas preocupações.

“Há tempos atrás eu iria criticar. Até conhecer um amor assim. Hoje eu faria a mesma coisa, o amor mais puro e sincero e merece muitos sacrifícios”, comentou Jéssica.
“Eu não saio na virada do ano já faz um bom tempo, todo mundo fala 'deixa eles, eles se viram', nunca faria isso. ELES SÃO MINHA PRIORIDADE”, acrescentou Aline.
“Aqui foram 15 viradas assim e essa será a primeira que não será assim, e está doendo muito”.

Você é do time que também fica em casa para acalmar seu pet?

Então confira algumas dicas que o jornal Estado de Minas separou para ajudar a acalmar nossos amigos peludos que têm a audição sensível.

  1. Crie um espaço seguro e acolhedor

    Prepare um ambiente tranquilo para o seu pet antes da queima de fogos. Escolha um local onde ele se sinta confortável, como um canto conhecido da casa. Feche portas, janelas e cortinas para minimizar os ruídos externos e a luminosidade. Se possível, opte por um cômodo mais afastado, onde o som seja menos intenso.

  2. Aposte na técnica do "abrigo seguro"

    Para pets ansiosos, crie um "refúgio" acolhedor. Use cobertores, uma caixa de transporte ou um espaço protegido que transmita conforto. Você pode envolver o pet com uma toalha ou pano macio, simulando um abraço reconfortante. Esse contato pode ajudar a aliviar a sensação de insegurança.

  3. Use sons relaxantes para mascarar o barulho

    Minimize o impacto dos fogos com músicas tranquilas ou sons da natureza. Existem playlists específicas para acalmar cães e gatos. Esses sons ajudam a criar um ambiente mais sereno e a reduzir o estresse do animal.

  4. Adapte a rotina antes da virada

    Planeje o dia do seu pet para que ele gaste energia. Faça passeios longos, brinque ou realize atividades que o deixem mais relaxado. Estar cansado pode ajudar o animal a lidar melhor com a tensão durante os fogos.

  5. Considere produtos calmantes

    Produtos como feromônios sintéticos, coleiras calmantes ou medicamentos naturais podem auxiliar no bem-estar do seu pet. Consulte um veterinário para orientações específicas e nunca ofereça medicamentos sem recomendação profissional.

  6. Mantenha a calma

    Os pets captam a energia dos tutores. Se você permanecer calmo, transmitirá segurança ao seu amigo de quatro patas. Evite demonstrar preocupação excessiva para que o pet não associe o momento a uma situação de perigo.

  7. Seja paciente e compreensivo

    É natural que o animal demonstre medo ou ansiedade diante dos fogos. Não o castigue por tentar se esconder ou fugir, pois isso pode agravar o estresse. Mostre empatia e ofereça apoio, respeitando os limites do seu pet.

Com essas estratégias, você pode tornar os momentos de fogos de artifício menos traumáticos para o seu pet, garantindo o conforto e a segurança que ele merece.

Assista abaixo:

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.