Cachorro é resgatado dos escombros de incêndio em Los Angeles e devolvido ao seu dono
Por Ana Caroline Haubert em NotíciasOs incêndios florestais em Los Angeles, nos Estados Unidos, têm atingido milhares de pessoas e, consequentemente, também os animais, desde o dia 7 de janeiro. Além de casas e comunidades que foram devastadas pelas chamas, a história de um cachorro encontrado ferido nos escombros emocionou muitas pessoas.
Tudo começou quando Lauren Wong, de 42 anos, foi com uma amiga verificar o que restou de sua casa, que foi consumida pelas chamas em Eaton. Lauren não sabia o que encontraria, mas decidiu apoiar sua amiga: "Não podia deixá-la ir sozinha", afirmou.
Ao chegarem ao local, as mulheres começaram a observar a área atingida pelo incêndio até que perceberam uma movimentação nos escombros. Elas se aproximaram e descobriram um cachorrinho que havia sido deixado para trás.
Coberto de poeira e fumaça, Lauren contou que viu "toda a tristeza e dor" nos olhos do cãozinho. Inicialmente, ela o chamou de Mendo, em referência à área de Mendocino, onde ele foi encontrado.
"Minha amiga estava subindo a entrada da garagem para ver a extensão do incêndio até sua casa, e foi quando ela o encontrou no que seria seu quintal", contou Lauren. "Em meio à histeria, ela se recompôs e disse que tínhamos que salvá-lo."
O sofrimento do cachorro era evidente. Ele havia sofrido queimaduras em todas as quatro patas e na área da boca. "Ele não conseguia ficar de pé e estava gemendo e rosnando para nós", relataram as mulheres.
Com a ajuda de outros moradores e voluntários, as mulheres conseguiram levantar o cachorro e levá-lo para a Pasadena Humane Society, um abrigo que forneceu tratamento para as queimaduras e a inalação de fumaça.
O momento do resgate foi compartilhado por Lauren em seu perfil no TikTok (@lilmama_lilpapas) e logo viralizou, emocionando milhares de internautas. Em poucos dias, o vídeo alcançou mais de 114.000 visualizações e 10.700 curtidas. Nas imagens, é possível ver vários vizinhos enrolando o cão em um cobertor e se unindo para resgatá-lo.
Após o resgate de Canelo, Lauren retornou ao local e também encontrou uma coruja entre os escombros de outra casa incendiada. Segundo ela, as penas da coruja estavam queimadas e a ave não conseguia voar. Felizmente, com a ajuda de Lauren, a coruja foi resgatada e levada para um abrigo para tratamento.
Embora a voluntária não tenha imaginado que seus vídeos atraíriam tanta atenção, a repercussão foi fundamental para que o verdadeiro dono de Canelo o localizasse e agradecesse pela ajuda.
O dono de Canelo entrou em contato com Lauren para informá-la que seu filhote de 7 anos permaneceria no abrigo por algumas semanas para garantir sua total recuperação antes de ser devolvido.
"Ele me enviou uma mensagem dizendo que foi até a Pasadena Humane Society e conseguiu encontrá-lo. Quando se reuniram, houve tanto alívio e o cão nunca esteve tão feliz", contou Lauren à Newsweek.
Segundo o dono, ele havia tentado levar Canelo e outros cães de sua casa, em Altadena, colocando-os na caçamba de sua caminhonete. Contudo, com a fumaça e as brasas voando, Canelo se assustou e correu de volta para o fogo. Nesse momento, o dono não conseguiu mais ver onde o cachorro estava e teve que deixá-lo para trás.
Veja o momento emocionante do resgate de Canelo e da coruja:
Veja também este vídeo:
Caixa lacrada fazia barulhos estranhos, então pessoal resolve abrir
Redatora.