Logomarca Amo Meu Pet

Homem ilumina buraco profundo e encontra 2 bolas de pelo desaparecidas que precisavam de ajuda

Por
em Gatos

Pouco antes do Ano Novo, uma família em Gisborne, na Austrália, enfrentou momentos de angústia ao perceber que seu gato de estimação havia desaparecido.

Após semanas de busca, o animal foi encontrado em um local inesperado: cerca de quatro metros abaixo do solo, preso em um buraco em um canteiro de obras próximo.

Para surpresa de todos, o gato não estava sozinho. Outro felino, igualmente perdido, estava ao lado dele.

O resgate foi liderado por Manfred John Zabinskas, do Five Freedoms Animal Rescue e do East Trentham Wildlife Shelter.

Ele foi chamado para ajudar a equipe local no delicado salvamento. Ao chegar ao local, Manfred notou a profundidade dos buracos e temeu que as condições dificultassem o resgate.

“Quando olhei para os buracos, fiquei surpreso com a profundidade. Sabia que seria um resgate complicado e me preocupei que meu equipamento não fosse suficiente. Eu não conseguia nem identificar os gatos porque estavam cobertos de sujeira e completamente imóveis”, relatou Manfred ao site The Dodo.

O resgate foi tenso pois nenhum dos felinos estava se mexendo ou emitindo som. Durante todo o momento eles tentaram não pensar no pior.

Um resgate cheio de desafios

A primeira tentativa de resgate foi frustrante, já que os equipamentos convencionais de captura não alcançavam os animais.

Manfred precisou improvisar e, com a ajuda de voluntários, utilizou uma vara mais longa, equipada com um gancho, para remover os gatos de forma segura. Durante o resgate, os felinos permaneceram quietos, o que dificultou ainda mais a operação.

Após muita paciência, os dois animais foram retirados do buraco. De volta à superfície, eles demonstraram estar assustados e ansiosos para sair dali.

“Eles estavam aterrorizados e tentando fugir. Tivemos que ser extremamente cuidadosos para não sermos mordidos ou deixá-los escapar para outro buraco”, explicou Manfred.

Finais felizes para os dois gatos

O primeiro gato, que pertencia à família de Gisborne, foi rapidamente identificado e devolvido aos donos, que ficaram aliviados e emocionados com o desfecho. Já o segundo felino, ainda sem identificação, foi levado para um veterinário local.

Lá, ele passou por exames para verificar possíveis ferimentos e recebeu alimento e água. O próximo passo será verificar a presença de um microchip para tentar localizar seus tutores.

Caso não seja encontrado, o animal será encaminhado para um novo lar.

Em uma postagem no Facebook, o Five Freedoms Animal Rescue comemorou o sucesso do resgate.

“Os donos ficaram imensamente gratos por terem seu gato de volta. Para esses dois felinos e uma família amorosa, o ano começou com uma nova esperança”, destacaram.

A publicação realizada em 10 de janeiro recebeu 207 curtidas e 11 compartilhamentos. Mais de 30 internautas parabenizaram o resgate.

“Bom trabalho”.
“Você merece o título de cidadão australiano do ano”.
“Vocês são incríveis e esses gatos tiveram muita sorte”.

Foram alguns deles.

Estamos torcendo para que o outro felino encontre logo sua família ou uma nova.

Veja também:

Lojista chora ao ver que vira-lata caramelo trouxe um presente em agradecimento por alimento dado

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.