Logomarca Amo Meu Pet

Após perceber que muitas pessoas tinham repulsa de cachorra, tutora transforma pet em uma obra de arte

As crianças passaram a ficar animadas com a imagem da cachorra.

Por
em Cães

Os cães da raça Xoloitzcuintles (pelado mexicano) atraem muita atenção, desde aqueles que se apaixonam até aqueles que estranham a aparência do pet.

Valentina Pinci foi uma das que se apaixonaram, quando conheceu a raça resolveu que queria ter um pet de estimação.

Mas o que ela não esperava era que muitas pessoas demonstrariam repulsa pela sua cachorra.

Sua cachorrinha chamada Quetzalli passou a ser o centro das atenções após a família se mudar para Porto Rico.

Um simples passeio no fim de tarde era capaz de causar muitos comentários de vizinhos e demais turistas na região. Alguns olham de forma curiosa, outros pareciam estar com nojo.

“Nós nos mudamos para Porto Rico, onde os Xolos são muito raros. Nós recebíamos muita curiosidade dos turistas em nossas caminhadas, mas às vezes nojo ou até mesmo medo!”, contou a tutora ao site The Dodo.

Mas por que Quetzalli causa estranheza nas pessoas?

Bom, qualquer cidadão está acostumado com cães peludos. Todos amam um golden retriever e spitz alemão.

Como os Xolos não tem pelos, mas sim o corpo liso, as pessoas não conseguem esconder a expressão de espanto em seus rostos.

Com uma tendência para a pintura, a tutora sempre viu os Xolos como uma ‘tela em branco’. Valentina é uma artista com laços profundos com a cultura pré-hispânica.

Antes de comprar Quetzalli ela partilhava o dia a dia com outro cão da raça, mas este pertencia ao seu ex namorado.

Por diversas vezes ela pintou o rosto do filhote do seu ex e isso trazia um ar de escultura para o pet. Então, após se mudar para Porto Rico e perceber a estranheza das pessoas pela raça, decidiu tentar de novo.

“Eu estava me sentindo meio deprimida um dia, e passei a manhã inteira rabiscando mandalas no bumbum dela. Ela foi uma gatinha absoluta. Cochilava o tempo todo, não resmungava nem se mexia, a menos que eu pedisse educadamente. Foi terapêutico para mim, e as reações das pessoas ao vê-la toda arrumada realmente causaram um impacto no nosso dia”, disse Valentina.

O novo passeio de Quetzalli pelas ruas da cidade, desta vez com algumas mandalas pintadas pelo corpo, chamou a atenção mais uma vez.

Mas agora de um jeito encantador. Era nítido que pela primeira vez os cidadãos porto-riquenhos estavam admirando o animal.

Agora, Pinci frequentemente pinta Quetzalli usando tintas atóxicas e seguras para cães. A prática trouxe muita alegria para Pinci, Quetzalli e todos que os conhecem.

“Nos dias em que eu pintava o rosto dela ou rabiscava no seu bumbum, as pessoas ficavam muito mais receptivas e muito mais amigáveis. As crianças se animaram e gritavam: 'Dante de Coco!' É super fofo de ver, e eu adoro usar esses momentos para educar as pessoas sobre a história, mitologia e relevância cultural dos Xoloitzcuintles”, finalizou.

Quetzalli passou a ser lembrada como Dante, personagem do filme Coco 'Viva, a vida é uma festa', no Brasil.

Dante é um cachorro da raça Xoloitzcuintle que aparece no filme de animação Coco (2017) da Disney/Pixar. Ele é o animal de estimação de Miguel Rivera sendo o personagem secundário do filme.

Dante é um cachorro de rua que Miguel adota como seu amigo e pet. Ele atua como guia espiritual de Miguel, ajudando-o a viajar pela Terra dos Mortos.

Veja também:

Lojista chora ao ver que vira-lata caramelo trouxe um presente em agradecimento por alimento dado

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.