'Pompom' com pés chama a atenção da internet; que animal é esse?
Por Ana Caroline Haubert em Mundo AnimalEm áreas arborizadas da Austrália, especialmente nas cavidades de árvores, encontram-se ninhos de filhotes de pássaros que são incomuns, mas adoráveis.
No entanto, devido à sua peculiaridade, eles não são avistados com tanta frequência.
Por isso, encontrar um desses pequenos filhotes brancos com penteados únicos é raro e representa um grande presente, até mesmo para o observador de pássaros mais atento.
Certa vez, uma mulher chamada Jennifer encontrou algo que poderia ser confundido com uma bola de algodão, um limpador de cachimbo ou um projeto de artesanato com olhos esbugalhados, mas que, na verdade, era um filhote de coruja-baiacu recém-nascido.
“Esses bebês caprichosos, parecidos com dentes-de-leão, não são nem corujas... nem noitibós. Eles pertencem a uma espécie distinta de uma pequena família de pássaros noturnos encontrada apenas na Australásia, chamada de corujas-noitibós”, descreveu o centro de resgate de animais selvagens Wild Animals Australia.
Os noitibós-corujas geralmente possuem penas marrons ou cinzas, uma coloração que os ajuda a se camuflar no ambiente, segundo o The Dodo.
Dado seu pequeno tamanho, sua habilidade de camuflagem e sua propensão a dormir durante o dia, os noitibós-corujas são extremamente difíceis de serem avistados.
De acordo com o Birds in Backyards, os noitibós-corujinhas australianos são os menores pássaros noturnos do país.
O ‘achado’ foi registrado por Jennifer e compartilhado pelo Wild Animals Australia nas redes sociais.
“Um nome comum para essas criaturas é 'corujas-fadas', e esse é o nome mais perfeito de todos”, escreveu o Wild Animals Australia.
Quando completamente desenvolvidos, esses pássaros podem ser identificados por seus grandes olhos castanhos e cabeças listradas.
Avistar uma dessas pequenas aves é, sem dúvida, um momento de muita alegria, especialmente para observadores de pássaros de todo o país, que frequentemente ficam entusiasmados ao encontrar corujas-bacuraus adultas espiando por entre as árvores.
“Alguns dos pássaros incríveis do jardim são muito raros de serem vistos, e este é um deles”, escreveu o Coffs Harbour Botanic Garden em uma publicação no Facebook.
“Sabemos que eles estão lá, pois podem ser ouvidos, mas são pássaros noturnos e raramente vistos, a menos que desejem aproveitar um pouco de sol no oco de uma árvore.”
Assim como o avistamento dessas aves é raro, os cuidados com elas são igualmente singulares.
Especialistas relatam que, para que elas sobrevivam e prosperem, é necessário preservar as áreas florestais naturais onde vivem.
“Por favor, lembrem-se: sem buracos nas árvores, não haverá corujas-fadas”, escreveu o Wild Animals Australia. “Protejam as árvores maduras com cavidades naturais, pelo bem delas. Desejamos tudo de bom em sua jornada na natureza selvagem.”
Veja também:
Husky com passado triste é adotado por menina disposta a curar seu coração
Redatora.