Mulher acorda e encontra cachorro pitbull magro na sua varanda - e então ela sabe exatamente o que fazer
Por Beatriz Menezes em CãesUma moradora de Atlanta, nos Estados Unidos, teve uma surpresa inesperada ao acordar numa manhã de quinta-feira: um cachorro magro e visivelmente debilitado estava deitado em sua varanda.
A cena comoveu a dona da casa que sabia que precisava agir em prol daquele animal.
Zoë, que preferiu não revelar seu sobrenome, relatou ao Newsweek o momento em que encontrou o pitbull, a quem chamou de Capital.
“Ele estava sujo, emaciado e obviamente um abandonado na rua”, contou. Ao verificar se o animal tinha um microchip, a resposta foi negativa.
Sensibilizada pela condição do cão, Zoë e um vizinho decidiram intervir imediatamente.
O vizinho se ofereceu para cuidar do animal, e Zoë o acolheu por uma noite antes de repassá-lo ao vizinho, que o hospedou temporariamente.
A história ganhou proporção nas redes sociais quando Zoë compartilhou o caso no TikTok.
O vídeo viralizou, acumulando 2,8 milhões de visualizações e centenas de comentários de pessoas torcendo pelo futuro do cachorro.
Apesar da rápida mobilização, a trajetória de Capital não foi tão simples. O cuidador temporário relatou dificuldades com a ansiedade de separação do pitbull e optou por transferi-lo para outro adotante.
Zoë pensou que finalmente Capital iria ter um lar seguro para sempre. Mas essa história não poderia estar mais longe de acabar. Infelizmente a pessoa que prometeu cuidar do pitbull posteriormente o levou para um abrigo de animais.
O cão agora está no Fulton County Animal Services, uma atitude que gerou grande comoção online.
Boatos de que o abrigo seria uma instalação que utiliza eutanásia em massa começaram a circular, mas Zoë esclareceu que isso era desinformação.
Um porta-voz do Fulton County Animal Services confirmou que o pitbull foi levado ao abrigo em 17 de janeiro de 2025.
“Sua taxa de adoção foi patrocinada e ele é classificado como nível um, o que significa que tem se mostrado tranquilo e sem preocupações de comportamento neste momento. Ele está disponível para adoção, adoção temporária ou transferência para resgate.”
Informações abordadas pelo Newsweek dão conta de que o caso de Capital reflete um cenário preocupante nos Estados Unidos. Segundo o Shelter Animals Count, no primeiro semestre de 2024, 3,12 milhões de animais entraram em abrigos no país.
Embora o número seja menor que no mesmo período de 2023, o volume de entradas ainda supera o de saídas, com 322 mil animais de estimação a mais chegando aos abrigos.
Agora, o cachorro está sob os cuidados do abrigo, aguardando por uma família que possa lhe oferecer um lar definitivo. Uma internauta manifestou o interesse de adotá-lo apesar de viver na Europa.
Após algumas pesquisas, ela infelizmente precisou desistir da ideia, pois o preço para levá-lo ao outro país está fora de suas condições.
A boa notícia é que um usuário do TikTok, identificado como @jackstraw1986, cobriu a taxa de adoção do cão, restando apenas encontrar a família ideal para ele que more próximo do local.
Confira o vídeo abaixo:
Veja também:
Em 15 anos de resgates, protetora nunca viu um caso como este gato assustado