Gata de rua é encontrada 'congelada' em calçada coberta de neve esperando que alguém a note

Por
em Proteção Animal

Nos arredores de Pittsburgh, uma pequena gata preta e branca desafiou as baixas temperaturas e lutou pela vida ao se arrastar pela neve, na esperança de ser resgatada.

A felina, fragilizada pela fome e por uma infecção, não demonstrava nem um sinal sobre o gelo, com seu corpo começando a congelar, quando finalmente foi encontrada.

Carly Toth, coordenadora da ONG de resgate animal Pet Friends, estava trabalhando no resgate de um grupo de gatos selvagens quando recebeu uma ligação urgente de uma amiga.

"Ela me contou sobre um gato congelado em McKeesport e perguntou se eu poderia encontrar um lugar para levá-lo", disse ao portal The Dodo.

Em uma década de trabalho no resgate de animais, era a primeira vez que ela se deparava com um caso tão extremo.

Ao chegar ao local, a mulher encontrou a gata tão fria e rígida que temia que não houvesse mais esperança. Um vídeo do momento em que a gata foi resgatada foi compartilhado no Facebook da ONG.

No entanto, ao levá-la a uma clínica veterinária, a equipe de plantão rapidamente entrou em ação.

A técnica veterinária Lizzie B. enrolou a gata em um cobertor e a entregou ao veterinário, que detectou um fraco batimento cardíaco.

A luta pela vida começava.

"Ela estava com a temperatura corporal tão baixa que levou três horas para que o termômetro conseguisse registrá-la", acrescentou.

Com a ajuda de almofadas térmicas e toalhas quentes, a pequena guerreira finalmente despertou.

Apesar do trauma, a primeira reação da gata foi "amassar pãozinho", como chamam o movimento que gatos fazem com as patas em sinal de conforto e felicidade.

"Ela é incrivelmente resiliente e parece tão grata por estar viva", afirmou a integrante da equipe veterinária.

A equipe descobriu que a felina possuía um microchip, mas, ao entrar em contato com o antigo tutor, este optou por não retomar a guarda do animal.

Abandonada e vagando pelas ruas por mais de um mês, a gata estava gravemente ferida, com infecções nas patas traseiras que exigiriam um longo tratamento.

Depois de quatro horas de cuidados intensivos, Toth levou a gata para casa e decidiu nomeá-la Birthday, em homenagem ao dia em que ela teve uma segunda chance na vida.

Mesmo debilitada, Birthday demonstrava um carinho imenso por quem a ajudava, ronronando e buscando afeto.

Durante suas visitas frequentes à clínica veterinária para trocar curativos, Birthday conquistou o coração de Lizzie B., que se viu incapaz de deixá-la partir.

"Não foi uma decisão consciente. Eu simplesmente sabia que precisava mantê-la em minha vida", acrescentou.

Infelizmente, uma das patas de Birthday não pôde ser salva e precisou ser amputada.

No entanto, isso não impediu sua recuperação e a chance de um futuro feliz. Assim que se recuperar completamente e atingir um peso saudável, Birthday terá um lar definitivo ao lado de Lizzie, sua maior fã e nova tutora.

"Há algo de especial nela. Desde o primeiro momento, eu soube que não poderia deixá-la ir", finalizou a nova tutora.

Hoje, Birthday não apenas sobreviveu ao frio intenso, mas também encontrou um lar cheio de amor e segurança.

Veja também:

Em 15 anos de resgates, protetora nunca viu um caso como este gato assustado

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.