Turista leva cão passear e, ao voltar para hotel, descobre que alguém o aguardava
Por Larissa Soares em Mundo AnimalNo início do mês, um turista teve uma experiência, digamos assim, imersiva, ao se hospedar em um hotel à beira-mar em Vlissingen, na Holanda.
O homem estava hospedado no Pier 7 Sand Pavilion, um complexo de hotel e restaurante que oferece acomodações com vistas deslumbrantes do oceano.
Durante a noite, o turista resolveu sair para passear com seu cachorro. Porém, enquanto aproveitava a brisa do mar com seu pet, a porta do quarto estava aberta.
Quando ele retornou, levou o maior susto. O quarto havia sido invadido por alguém que queria um lugar tranquilo e confortável para dormir: uma foca. E a foca dormia profundamente.
A cena deixou todos perplexos.
A fundadora da Zeeland Animal Welfare Foundation, Jolanda Lichtenberg, foi chamada para ajudar na situação inusitada.
Segundo ela, a surpresa foi grande:
“Foi a primeira vez! O hóspede não sabia o que estava vendo ao encontrar uma foca roncando em seu quarto”, disse ela ao The Dodo.
As câmeras de segurança do hotel registraram toda a jornada da foca até o quarto. Veja:
Missão resgate
Quando a equipe de resgate chegou para retirá-la, a situação ficou um pouco complicada. O animal, que dormia profundamente, ficou bastante irritado por ter sido acordado.
“Ele ficou mal-humorado devido ao seu sono de beleza perturbado”, brincou Lichtenberg.
Apesar do temperamento rabugento, a equipe conseguiu encaminhar a foca de volta ao oceano, onde ela foi solta em uma praia tranquila.
De acordo com os especialistas, o animal estava completamente saudável e apenas precisava de um cochilo fora do agito das águas.
A porta-voz do hotel, Rachel van der Sloot, garantiu que o episódio, embora inesperado, não causou danos:
“Ele trouxe uma montanha inteira de areia para o quarto, mas, fora isso, não houve prejuízos”.
O hóspede que teve sua cama ‘invadida’ levou a situação com bom humor. Curiosamente, era seu aniversário no dia, e ele considerou esse encontro um presente inesquecível.
Curiosidades sobre as focas
As focas são mamíferos marinhos incrivelmente adaptados à vida na água, mas ainda precisam de momentos em terra (ou em hotéis luxuosos) para descansar.
Veja algumas curiosidades sobre esses animais, segundo o centro de pesquisa Ecomare:
- Atletas na água, desajeitadas em terra: Focas podem nadar a uma velocidade de até 35 km/h, mas em terra sua locomoção é bem mais lenta, atingindo apenas 2 km/h.
- Visão submarina impressionante: Seus olhos redondos permitem enxergar perfeitamente debaixo d'água. No entanto, se estivessem em terra, provavelmente precisariam de óculos para ver com nitidez.
- Sensores naturais para caça: Suas vibrissas (bigodes) ajudam a detectar os menores movimentos na água, permitindo que localizem peixes a distâncias de até 100 metros.
- Mergulhadoras experientes: Elas podem chegar a centenas de metros de profundidade e permanecer debaixo d'água por mais de 15 minutos. Seu organismo reduz a frequência cardíaca de 40 para menos de um batimento por minuto, otimizando o uso de oxigênio.
- Rotina de sono: As focas podem dormir tanto em terra quanto na água. Quando estão no mar, dormem boiando verticalmente, como uma boia de pesca, ou na superfície. Algumas já foram registradas dormindo debaixo d'água por até meia hora.
- Adaptações ao frio: Para suportar baixas temperaturas, as focas possuem uma espessa camada de gordura, que pode ultrapassar 5 centímetros de espessura. Quando estão com frio, reduzem o fluxo sanguíneo para a pele, conservando calor. Já em dias quentes, resfriam-se colocando as nadadeiras na água.
Redatora.