'Cuide para não ser mordido': Filha alerta pai que tentava salvar animal preso em ralo

Por
em Proteção Animal

Em maio de 2022, Zebadiah e sua filha, Cora, de apenas 8 anos, estavam fazendo uma caminhada perto do lago da propriedade da família em Ohio, nos Estados Unidos, quando uma cena chamou a atenção da dupla.

O lago possui um sistema de drenagem para evitar transbordamentos, mas dessa vez, uma tartaruga havia sido sugada pela pressão da água e ficou presa em um dos ralos.

Ao se aproximarem, Zebadiah e Cora perceberam que o animal preso era uma tartaruga mordedora.

O nome não é à toa: essa espécie tem uma mordida extremamente potente, e o resgate exigiria cuidado.

Mesmo assim, determinado a salvar o réptil, Zebadiah decidiu agir.

Para evitar o perigo de levar uma mordida, ele pegou uma corda e tentou puxar a tartaruga pela cauda.

Aos poucos, os membros do animal começaram a aparecer, e Zebadiah passou a usar as mãos.

Durante toda a ação, Cora filmava o momento e fez um alerta ao pai:

“Papai, tem que evitar ser mordido”, disse ela.

Segundos depois, a tartaruga avançou contra Zebadiah, quase o mordendo. Apesar do susto, ele manteve o foco e continuou puxando o animal até que finalmente conseguiu soltá-lo.

A força aplicada no resgate acabou arremessando a tartaruga para longe, mas, para alívio de Cora, o animal rapidamente se levantou e seguiu seu caminho sem ferimentos.

“Graças a Deus”, exclamou a menina.

A interação entre pai e filha e o momento tenso, porém descontraído, viralizou no TikTok.

O vídeo compartilhado por Zebadiah acumulou mais de 59 milhões de visualizações e 3,2 milhões de curtidas.

“Acabei de colocar aqui salvando tartarugas... A diversão nunca acaba! Estou tão feliz que minha filha e eu decidimos dar uma volta no nosso lago inundado. Ele ficou preso por mais de 2 horas antes de o encontrarmos”, escreveu Zebadiah na legenda do vídeo.

Sobre a tartaruga mordedora

A tartaruga mordedora (Chelydra serpentina) é uma das espécies mais impressionantes e com aparência pré-histórica encontradas na América do Norte.

Segundo a Ontario Nature, esse réptil pode atingir até 43 centímetros de comprimento e possui uma longa cauda com espinhos triangulares que lembram os de um estegossauro.

Essa espécie habita diversos tipos de corpos d’água, preferindo locais com movimento lento, fundos lamacentos e vegetação abundante.

Curiosamente, apesar de serem altamente aquáticas, as tartarugas mordedoras não são boas nadadoras e costumam se deslocar caminhando pelo fundo dos lagos e rios.

Elas são onívoras e desempenham um papel fundamental na limpeza de lagos e pântanos, já que cerca de 90% de sua dieta consiste em matéria orgânica morta, incluindo plantas, peixes, sapos, cobras e até pequenas aves aquáticas.

Veja também:

Após perder seu gato, homem recebe sinal inesperado em abrigo de animais

Redatora.