Humor: Família deixa web impressionada ao provar que 'cachorros verdes' existem
Por Larissa Soares em Humor
Um internauta identificado como Nano Wilson viralizou no TikTok ao provar que os "cachorros verdes" existem. Ou quase isso.
Em um vídeo hilário, um cachorro aparece tomando água tranquilamente quando, de repente, uma cacatua corre em sua direção... latindo! Surpreso, o cãozinho sai correndo, enquanto a ave segue latindo.
A cena rapidamente conquistou a internet. Em apenas um dia, o vídeo acumulou mais de 4,2 milhões de visualizações e 554 mil curtidas. Nos comentários, os internautas se divertiram:
“Fui pega de surpresa kkkk”, escreveu uma usuária.
“Ele indo puxar confusão KKKK”, disse outro.
“Cães verdes existem”, brincou um terceiro.
No entanto, é importante avisar que o áudio da cacatua latindo veio, na verdade, de outro vídeo. Mas a edição foi tão bem-feita que combinou perfeitamente com as imagens.
Peço desculpas se estraguei sua experiência. Mas e se eu te disser que aves "bilíngues", que sabem latir, não são tão incomuns assim?
Aves que ‘latem’
O próprio papagaio do áudio original é um exemplo de ave que ‘aprendeu’ a latir, mas ele está longe de ser o único.
Em 2023, uma calopsita chamada Shishi, de Anápolis (GO), ficou famosa não só por latir, mas também por rosnar.
No vídeo publicado no TikTok, ela faz os sons típicos de um cachorro bravo, e sua tutora brinca: “Quem tem medo dessa ‘pitisita’? É pit bull com calopsita e é brava!”
Outro caso curioso é o de Molly, uma pega-australiana (uma ave parente distante dos corvos) que cresceu ao lado de Peggy, uma cadela pitbull.
Molly foi resgatada ainda filhote e adotada por Juliette Wells, mas foi a cadela que assumiu o papel de “mãe”. Desde então, a ave passou a imitar os latidos de Peggy.
Mas os papagaios entendem o que falam?
Papagaios e outras aves têm a incrível habilidade de reproduzir sons humanos e de outros animais, mas será que eles realmente entendem o que dizem? Segundo os especialistas, a resposta não é tão simples.
A maioria das aves aprende palavras e sons observando quando eles são usados.
O portal Parrot Essentials trouxe o exemplo dos papagaios que falam ‘oi’.
Se alguém diz "oi" toda vez que abre a gaiola, o papagaio pode associar essa palavra ao momento da abertura.
No entanto, isso não significa necessariamente que ele entende o significado da palavra "oi" em diferentes contextos.
Mas algumas espécies parecem ir além da simples repetição.
O papagaio-cinzento-africano, por exemplo, é considerado um dos mais inteligentes e pode, de fato, compreender certos conceitos linguísticos.
A pesquisa da Dra. Irene Pepperberg com seu famoso papagaio Alex mostrou que ele era capaz de identificar objetos, solicitar itens e até responder "sim" ou "não" corretamente.
Embora nunca consigamos ter uma conversa completa com um papagaio, estudos como esse sugerem que algumas aves realmente conseguem aprender, entender e usar algumas palavras corretamente.
Redatora.