Vila é mantida refém após pássaros começarem a jogar ossos do céu: 'Parecia um pesadelo'

Por
em Mundo Animal

Os moradores da vila de Altham, no condado de Lancashire, Inglaterra, estão vivendo um filme de terror por conta de gaivotas.

O problema começou após a expansão de um aterro sanitário próximo à vila, atraindo milhares de aves em busca de alimento fácil.

Estima-se que cerca de 5 mil gaivotas estejam sobrevoando o local diariamente, transformando os moradores em alvos constantes de excrementos e, para piorar, de ossos e restos de comida descartados pelos pássaros.

Ossos caindo do céu

Gary Hough, um dos residentes afetados, resolveu tomar uma atitude e lançou uma campanha online pedindo medidas para reduzir o impacto das gaivotas na comunidade.

"Está piorando cada vez mais. Moro aqui há nove anos e nunca esteve tão ruim. Encontramos ossos de cordeiro e frango nos nossos quintais e carros. Não podemos mais sentar nos nossos jardins sem correr o risco de ser atingidos por sujeira ou dejetos de pássaros", desabafou ao Daily Mail.

Julie Birtwell, outra moradora, também expressou sua frustração.

"Não consigo mais fazer um churrasco no quintal porque as gaivotas voam constantemente sobre nós. Semana passada, meu Cocker Spaniel passou mal, e eu suspeito que tenha comido algo que uma delas deixou cair no jardim."

Além dos problemas de higiene, o impacto financeiro também é grande. Rob Ross, gerente de uma loja de materiais de construção, relatou que o estoque da empresa tem sido danificado pelos excrementos das aves.

"Os resíduos das gaivotas prejudicam nossos produtos e causam prejuízos financeiros. Ninguém quer comprar um item coberto de fezes de pássaro."

O que está sendo feito?

Apesar da pressão dos moradores, a Suez Recycling and Recovery UK Ltd, empresa responsável pelo aterro, afirma que opera dentro dos regulamentos e trabalha para minimizar o impacto na comunidade.

No entanto, os residentes insistem que a situação está fora de controle e pedem que o despejo de resíduos domésticos seja suspenso até que o lixo seja transferido para um local mais adequado.

A Agência Ambiental britânica afirmou que está ciente da situação e que medidas estão sendo tomadas para minimizar os problemas causados pelas gaivotas.

Gaivotas: vilãs ou sobreviventes adaptáveis?

Embora sejam vistas como um incômodo em Altham, as gaivotas são aves altamente inteligentes e adaptáveis.

Segundo o site SurferToday, elas estão presentes em quase todas as regiões do mundo e possuem um comportamento oportunista quando se trata de alimentação.

Além de consumirem peixes e insetos, elas não hesitam em aproveitar restos de comida humana.

Outra curiosidade sobre as gaivotas é que elas são conhecidas por sua habilidade de "roubo estratégico", sendo frequentemente vistas pegando lanches de turistas desavisados em praias e centros urbanos.

Além disso, usam métodos engenhosos para quebrar moluscos de casca dura, como deixá-los cair de grandes alturas sobre pedras.

Em algumas culturas, as gaivotas são consideradas símbolos de boa sorte e até mesmo guias espirituais. No entanto, para os moradores de Altham, elas estão longe de serem um bom presságio.

Veja também:

Após perder seu gato, homem recebe sinal inesperado em abrigo de animais

Redatora.