Enfermeira de UTI aposentada ensina técnica antiga para acalmar animais ansiosos
Por Ana Carolina Câmara em Notícias
Seu pet sofre com ansiedade? Se sim, você precisa conhecer a técnica ensinada por Susan Denis, uma enfermeira aposentada de 70 anos, que promete acalmar os animais de forma natural e eficaz.
Susan, que vive em Sag Harbor, Nova York, dedicou-se a estudar uma antiga técnica japonesa de relaxamento logo após se aposentar – algo que ela já dominava na aplicação em pessoas.

Foi então que se perguntou: se funciona em humanos, por que não funcionaria em animais?
Movida pela curiosidade, Susan começou a testar a técnica em pets, e os resultados foram surpreendentes.
O método ajudou a reduzir o estresse e a ansiedade dos animais, proporcionando bem-estar e tranquilidade.
A técnica
Susan, ex-enfermeira de UTI e posteriormente professora de saúde na Pierson High School, em Sag Harbor, aplica a delicada e terapêutica técnica do Jin Shin Jyutsu para ajudar tanto animais quanto, ocasionalmente, pessoas.
O Jin Shin Jyutsu é uma prática japonesa ancestral de harmonização da energia corporal, baseada na aplicação suave das mãos em pontos específicos do corpo para restaurar o equilíbrio e promover o bem-estar.

Originalmente desenvolvida para aliviar dores e reduzir o estresse em humanos, essa abordagem também tem mostrado efeitos positivos em animais, ajudando a acalmar pets ansiosos, aliviar desconfortos físicos e melhorar sua qualidade de vida.
Susan, que dominou essa arte ao longo dos anos, agora utiliza seus conhecimentos para auxiliar cães e gatos, proporcionando-lhes relaxamento e conforto por meio do toque terapêutico.
"A energia corre por nossos corpos – e às vezes pode ficar bloqueada. Ao fazer diferentes toques ou pegadas, podemos abrir a energia e fazê-la fluir mais livremente quando ficamos estressados", contou Susan ao The Post.
A enfermeira já aplicou essa técnica em cabras, galinhas, cavalos, perus, porcos, ovelhas, vacas, gatos e cães e, segundo ela, todos respondem de forma semelhante aos humanos.
Denis obteve sua certificação para praticar Jin Shin Jyutsu em humanos em 1998.
Em 2022, após se aposentar do ensino, ampliou suas credenciais para aplicar a técnica em animais de todos os tamanhos.

Os resultados foram tão eficazes que até mesmo ela se surpreendeu, como em um caso no Santuário Tamerlaine, em Nova Jersey, onde ainda presta assistência.
"Eu estava trabalhando em uma cabra e, de repente, olhei para cima e vi várias delas, todas alinhadas como se estivessem dizendo: 'Me escolha! Me escolha!'", lembrou Susan. "Os animais estão muito mais próximos de nós do que pensamos."
Alívio para os pets
No ano passado, Susan soube de um caso de ansiedade que tocou seu coração e, a partir daí, passou a se voluntariar duas vezes por semana no abrigo Southampton Animal Shelter Foundation para ajudar animais ansiosos.
Um dos resgates que Susan ajudou foi o de Candy, uma cadela resgatada da Ucrânia que chegou ao abrigo muito assustada e fechada.
Com a técnica, no mesmo dia, Candy já demonstrava uma melhora significativa, e, pouco tempo depois, encontrou um lar.
"Isso realmente acalma os nervos deles em um ambiente de abrigo", explicou Susan.
Mas, para que a técnica dê certo, a pessoa que a aplica precisa primeiro utilizá-la em si mesma.
Afinal, se não estiver relaxada, o paciente – seja humano ou animal – também não conseguirá se beneficiar plenamente do processo.
O equilíbrio energético do praticante influencia diretamente a eficácia do Jin Shin Jyutsu, tornando essencial que ele esteja calmo e centrado antes de iniciar a sessão.
"O importante é que você se acalme antes de trabalhar com eles, porque os animais são muito intuitivos", contou Susan. "Eles conseguem perceber como estamos nos sentindo – é realmente uma experiência incrível."

Desde que começou como voluntária no abrigo, Susan já cuidou de quase 150 animais, e a maioria, segundo ela, apresentou sinais claros de redução do estresse e da ansiedade após a aplicação da técnica.
O melhor de tudo? Graças à mudança no comportamento, quase todos foram adotados!
Veja também:
Viagem de volta para casa se transforma em resgate emocionante de filhotes
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube