Fotógrafo encontra buraco onde vivia um animal fofo demais - então ele resolve esperar ele sair
Por Larissa Soares em RoedoresComo fotógrafo e cinegrafista da vida selvagem, o alemão Gamander López passa a maior parte do tempo imerso na natureza, para capturar imagens impressionantes de animais em seus habitats naturais.
"Não importa se é um pequeno rato ou um grande urso, sou fascinado por todos os animais e quero capturar a beleza que vejo neles", escreveu ele em seu site.
Desde criança, Gamander sempre foi apaixonado pela vida selvagem e essa paixão se tornou sua profissão.
Seu objetivo é mostrar ao mundo a beleza da natureza e inspirar as pessoas a explorarem e protegerem o que deve ser preservado para o futuro.
Seu trabalho exige muito mais do que apenas um olhar atento: ele precisa estudar o comportamento das espécies que fotografa e, acima de tudo, precisa ter paciência.
Mas a recompensa vem em forma de imagens incríveis.
Em 2024, Gamander e sua namorada viajaram até a Áustria para acompanhar de perto a rotina de alguns hamsters selvagens.
Durante duas semanas, eles observaram dois indivíduos e registraram momentos fascinantes.
Embora muita gente pense em hamsters apenas como animais de estimação, apenas cinco das 20 espécies conhecidas são domesticadas.
As outras 15 vivem na natureza, espalhadas pela Europa e pela Ásia Ocidental, conforme explica o International Fund for Animal Welfare (IFAW).
Portanto, a Áustria era o local ideal para encontrá-los. "Lá ainda existe uma população relativamente saudável de hamsters vivendo no meio da cidade, em cemitérios", relatou o fotógrafo, em um vídeo no YouTube.
"Logo no primeiro dia, enquanto caminhávamos até o local onde queríamos filmá-los, já conseguimos ver nossos primeiros hamsters!".
Segundo o IFAW, esses pequenos roedores têm hábitos noturnos e são escavadores excepcionais.
"Nos cemitérios, há muitos buracos espalhados por toda parte. Alguns parecem até que levam ao centro da Terra!", brincou o fotógrafo.
Os hamsters cavam tocas elaboradas, divididas em múltiplos "cômodos", que servem para se proteger, dormir, armazenar comida e criar seus filhotes. Gamander ficou encantado ao ver isso de perto.
"Um dos hamsters que filmamos morava em um campo aberto e tinha um buraco bem no meio dele. Era muito fofo ver ele saindo de lá o tempo todo."
Ao longo das observações, Gamander decidiu focar na rotina de um hamster em especial, apelidado carinhosamente de "Gordo Velho", por causa da sua barriguinha avantajada.
A poucos metros de sua toca, havia outro hamster. Isso despertou a curiosidade do casal: será que em algum momento os dois se encontrariam?
"Focar nesses dois hamsters por duas semanas foi interessante porque eles moravam tão perto um do outro que era inevitável que se cruzassem..."
Caso isso acontecesse, o resultado não seria exatamente amigável. Hamsters são extremamente territoriais e preferem uma vida solitária. E, de fato, o encontro aconteceu.
E quando isso ocorreu, a paz acabou. Como esperado, os pequenos roedores entraram em uma luta.
A cena não só surpreendeu o casal, mas também viralizou na internet.
O vídeo compartilhado por Gamander alcançou mais de 21 milhões de visualizações no Instagram, gerando comentários hilários:
"Hahahaha que fofo o chute de karatê que eles estavam dando", brincou um seguidor.
"Hamsters: provavelmente em uma luta intensa até a morte por território. Nós: Aww pequenos hamsters fofos", resumiu outro.
Para Gamander, um dos momentos mais emocionantes da observação foi justamente presenciar essas brigas.
"Conseguimos ver três no total, mas elas aconteciam tão rápido que era difícil registrar. O mais engraçado é que os hamsters faziam um som de 'quack' enquanto brigavam! Mas não só quando estavam lutando, também quando tentavam tirar avelãs de uma bola pegajosa. Eles se esforçavam tanto que era hilário assistir."
Acompanhando a rotina desses pequenos habitantes dos cemitérios, Gamander percebeu ainda mais a importância da preservação da espécie, que está ameaçada de extinção.
"Espero que os hamsters tenham um futuro mais promissor e que possamos vê-los com mais frequência na natureza. Seria maravilhoso poder observá-los regularmente, pois são animais encantadores e alegram qualquer dia!", concluiu o fotógrafo.
Você pode acompanhar Gamander no Instagram (@gamanderlopez).
Assista também:
Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro
Redatora.