Pessoas fazem fila em templo na China só para ver esse misterioso gato
Por Larissa Soares em Gatos
Um gato carismático se tornou uma celebridade na China depois que vídeos dele cumprimentando visitantes do lado de fora do Templo Xiyuan, em Suzhou, viralizaram.
Chamado Tangdou (que significa "Feijão Doce"), esse American Shorthair de quatro anos conquistou o coração do público com seus "high-fives".
Segundo Liu Bing, tutor de Tangdou, o felino sempre foi muito calmo e sociável.
Desde filhote, Tangdou conviveu com muitas pessoas na loja de jogos de tabuleiro de Liu, o que pode ter contribuído para sua natureza amigável e extrovertida.
"Sempre achei que ele tinha potencial para ser uma estrela, então sempre o levo para passeios. É como pais exibindo seus filhos", brincou Liu.
Além de toda a simpatia, Tangdou também chama atenção pela aparência. O felino costuma usar uma grande corrente dourada no pescoço e também está um pouco acima do peso.
Justamente por isso é que ele começou a fazer caminhadas até o templo.
No entanto, a popularidade do gato cresceu tanto, que algumas pessoas passaram a viajar até lá, só para conhecer o gato.
Muitas pessoas começaram a oferecer petiscos como forma de agradecimento pelo cumprimento especial.
Tangdou também mantém uma rotina de transmissões ao vivo no Douyin (o TikTok chinês), onde seus fãs podem acompanhar seu dia a dia.
A polêmica
No entanto, a fama do gato levantou preocupações. Em um vídeo, Tangdou aparece relutante, recusando-se a interagir com os turistas e com uma expressão que muitos internautas interpretaram como cansaço ou estresse.
Esse comportamento gerou uma onda de críticas, com pessoas pedindo que ele parasse de "trabalhar" tanto.
Liu negou qualquer exploração do animal e explicou que Tangdou fica no templo apenas 2 a 3 horas por vez.
Ele também esclareceu que limita os petiscos a no máximo um ou dois por saída, para não atrapalhar o emagrecimento de Tangdou.
Mesmo assim, diante da repercussão negativa, Liu decidiu suspender as visitas ao Templo Xiyuan por tempo indeterminado, enfatizando que a prioridade é o bem-estar do felino.
Ele ainda leva o gato passear, no entanto, mantém o local em segredo para “garantir a segurança de Tangdou”.
Gatos e suas necessidades sociais
De acordo com a Feliway, organização especializada no comportamento felino, cada gato tem uma personalidade única e diferentes níveis de necessidade de interação com humanos.
Algumas raças, como o RagaMuffin, tendem a ser mais sociáveis e gostam de estar sempre perto das pessoas. Outras, como o Russian Blue e o Persian, são mais reservadas e independentes.
Além da genética, as experiências precoces de um gato também influenciam seu comportamento social.
Gatinhos que foram manuseados gentilmente e com frequência quando pequenos têm maior chance de desenvolver uma conexão forte com os humanos.
Independentemente da personalidade do gato, os especialistas alertam que é fundamental respeitar seus limites e não forçar interações. O bem-estar do animal deve sempre estar em primeiro lugar.
Veja também este vídeo:
Descobrimos quais são os transtornos mentais dos gatos | Jornalzinho Amo Meu Pet
Redatora.