'Não é tão difícil assim': Cachorro mais velho dá uma ajudinha para filhote aprender a sentar e vídeo diverte web

Por
em Comportamento

Ensinar novos comandos a um filhote de cachorro pode ser uma tarefa desafiadora, mas, às vezes, uma ajudinha inesperada pode tornar o processo muito mais rápido e divertido.

Como provou a usuária @herpetellagist ao mostrar isso em um momento adorável entre seus dois cães.

No registro, a tutora tenta ensinar a um de seus cachorros, ainda filhote, a sentar.

O cão mais velho, que já domina essa habilidade, acompanha atentamente a cena.

Para incentivar o aprendizado do novato, a tutora utiliza petiscos como recompensa, uma técnica comum no adestramento canino positivo.

No entanto, o cão mais experiente, sem perder tempo e demonstrando toda a sua esperteza, decide dar uma ajudinha inusitada ao companheiro mais jovem.

Demonstrando impaciência e, ao mesmo tempo, uma dose extra de inteligência, o cachorro veterano resolve acelerar o processo de aprendizado do filhote.

Com um gesto hilário, ele usa a própria pata para empurrar o irmãozinho para baixo, forçando-o a sentar-se e, consequentemente, garantir que ambos recebam a tão desejada recompensa.

O momento foi compartilhado no TikTok pela mãe dos pets.

"Claramente meu cachorro mais velho está muito impaciente com o novo filhote aprendendo a 'sentar'", brincou a tutora na legenda do vídeo.

A atitude do cão mais velho rapidamente conquistou a internet, rendendo muitos comentários divertidos e acumulando mais de 1 milhão de visualizações e 257 mil curtidas na plataforma.

Nos comentários, internautas não perderam a oportunidade de se divertir com a cena.

"Meus gatos eram assim, um sentou e olhou para a irmã e disse: 'faça como eu, nós duas queremos comer...’", disse uma usuária.
Outro comentário brincou com a impaciência do cão mais velho: "Vamos, sente-se, eu quero minha guloseima!".

O comportamento registrado no vídeo não é raro entre cães que convivem juntos.

De acordo com especialistas em comportamento animal, os cães aprendem não apenas por meio de comandos dos tutores, mas também através da observação e da interação com outros cães.

Os mais velhos, muitas vezes, assumem um papel de mentor para os mais jovens, facilitando o processo de aprendizado e socialização, como explica o Vital Pet Brasil.

Além disso, o adestramento positivo, que utiliza recompensas para reforçar comportamentos desejados, é uma das maneiras mais eficazes de ensinar comandos a um cachorro.

A técnica incentiva a associação entre a ação correta e um benefício, como petiscos ou carinho, tornando o aprendizado mais prazeroso para o animal.

A relação entre cães mais velhos e filhotes costuma ser marcada por esse tipo de interação, onde o mais experiente transmite habilidades ao mais novo.

Com cenas como essa, fica ainda mais evidente o quanto os cachorros são inteligentes e companheiros.

Veja o vídeo:

E você, já presenciou alguma interação engraçada entre seus pets? Compartilhe nos comentários e marque aquele amigo que precisa ver esse vídeo fofo!