'Que animal é esse?': Fascinante criatura e flagrada nadando perto de barcos e vídeo intriga internautas

Por
em Notícias

Na costa de Maiorca, uma das Ilhas Baleares da Espanha, situadas no Mediterrâneo, uma visita inesperada deixou passageiros e tripulantes fascinados.

Um animal marinho de aparência peculiar foi flagrado nadando nas águas cristalinas, despertando curiosidade e encantamento entre todos a bordo.

O animal, que lembra muito um morcego, deu um show com seu nado elegante e movimentos hipnotizantes, arrancando olhares curiosos de todos que estavam no barco, que não hesitaram em filmar.

Essa curiosa espécie de animal marinho é chamada Aplysia fasciata, popularmente conhecida como "lebre do mar malhada".

Você já tinha visto ou ouvido falar desse animal marinho tão diferente?

Não? Então vamos conferir algumas curiosidades sobre essa espécie intrigante!

Sobre Aplysia fasciata

Segundo o OPK Opistobranquis, a Aplysia fasciata, conhecida como lebre do mar, é uma das maiores espécies de lebre marinha do mundo, podendo medir mais de 30 cm e pesar até 1,5 kg.

Sua coloração varia, mas é comum o tom marrom escuro, às vezes com manchas brancas ou tons violeta.

De corpo macio e nadadora habilidosa, ela se move com ajuda dos largos parapódios e pode ser vista até mesmo nadando perto da costa.

De hábitos noturnos e herbívoros, alimenta-se de algas e, quando ameaçada, libera uma secreção defensiva esbranquiçada e arroxeada.

Essa espécie também produz compostos tóxicos que servem como defesa natural.

Durante a reprodução, que ocorre no fim do verão, formam-se aglomerados de indivíduos que copulam em cadeia.

A desova impressiona: um único animal pode liberar mais de 20 milhões de ovos enrolados em um cordão que chega a ser 80 vezes o tamanho do corpo.

Com ampla distribuição, é encontrada em toda a costa europeia, no Mediterrâneo, em países da África Ocidental e também em regiões das Américas, como Caribe, Costa Rica e Colômbia.

Repercussão

O vídeo da lebre do mar avistada na costa de Maiorca repercutiu nas redes sociais.

A página World of Fact (@factostats), da plataforma X, compartilhou as imagens no dia 2 de abril — e elas já acumulam milhares de visualizações!

Assista:

Impressionante, né?

Outro curioso animal marinho

No dia 26 de janeiro de 2025, biólogos marinhos fizeram uma descoberta rara na costa de Tenerife, Espanha: um peixe-diabo-negro (Melanocetus johnsonii) foi avistado nadando próximo à superfície — algo quase inédito, já que essa espécie vive entre 200 e 2.000 metros de profundidade.

A bióloga Laia Valor avistou o animal durante uma expedição sobre tubarões pelágicos.

Com ajuda da equipe e do fotógrafo David Jara Boguñá, registraram imagens incríveis do predador abissal, que normalmente só é visto morto, em forma de larva ou por câmeras de submarinos.

O peixe, famoso por sua aparência assustadora e isca bioluminescente na cabeça, estava ferido e sobreviveu por poucas horas.

O episódio levanta hipóteses sobre possíveis mudanças ambientais ou nas correntes oceânicas que podem estar alterando o comportamento desses animais.

Ver um peixe-diabo-negro vivo, à luz do dia, é um feito histórico que encantou cientistas e intrigou o mundo — e apesar da aparência, ele é inofensivo para os humanos.

Assista:

Veja também:

Em ato heroico, mulher salva cão vizinho que caiu de janela de apartamento

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube