Mulher estava tranquila em seu quintal - quando ela olha para cima, encontra alguém lindo e raríssimo

Por
em Mundo Animal

Já imaginou estar no seu quintal, curtindo o frescor do dia e a beleza da natureza, e ao olhar para o alto de uma árvore se deparar com um animal lindo e raro?

Foi exatamente o que aconteceu com Angela Stallinga, moradora de Sioux Falls, uma cidade americana localizada em Dakota do Sul.

Enquanto observava as árvores do campo de golfe ao lado de casa, ela notou um animal com cauda fofa como a de um esquilo.

Além da cauda, o que mais chamava atenção era o pelo branco e brilhante — impossível não se encantar!

Mas que animal seria esse?

Curiosa para descobrir que bichinho era aquele — já que, apesar de lembrar um esquilo, sua pelagem era bem diferente — Angela fez uma rápida pesquisa no Google e se surpreendeu com a resposta: era mesmo um esquilo!

Só que esse esquilo era albino — e por isso, raro.

Estima-se que apenas um a cada 100 mil tenha a pelagem branca e os olhos rosados, resultado de uma mutação genética.

Para confirmar sua descoberta, Angela enviou um vídeo do esquilo para sua amiga Brooke Aden, que trabalha no departamento de Parques e Recreação de Sioux Falls.

Ao assistir ao vídeo, Brooke mal pôde acreditar no que via e contou ao The Dodo: “Fiquei sem fôlego.”

Encantada com a cena, Brooke compartilhou o vídeo na página do parque no Facebook — e, claro, milhares de internautas ficaram tão maravilhados quanto ela.

Assista:

Na publicação, o parque alertou que, apesar da fofura, ele continua sendo um animal selvagem.

Por isso, quem o encontrar no campo de golfe deve apenas admirar à distância e, se quiser registrar o momento, que seja com uma foto tirada de longe.

“[esquilo] ele deveria ser capaz de viver uma vida longa, feliz e plena sem que os humanos o observassem todos os dias”, disse Brooke.

Nomeado Q-Tip, esse esquilo albino rapidamente se tornou uma celebridade local, encantando moradores e visitantes com sua aparência única e presença rara.

“[O Q-Tip] inesperadamente trouxe muita felicidade não apenas ao departamento de Parques e Recreação, mas também à comunidade que atendemos”, finalizou Brooke.

Animais albinos

Segundo a National Geographic, embora sejam raros, animais albinos já foram avistados em diversos ambientes — do céu aos mares.

O albinismo é causado por mutações genéticas que afetam a produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele, pelo e olhos.

Isso resulta em uma aparência pálida e olhos rosados, uma das principais formas de identificar esses animais.

Apesar de muitas culturas considerarem o nascimento de um animal albino como algo sagrado ou auspicioso, essas criaturas enfrentam sérias dificuldades na natureza.

Problemas de visão, dificuldade para se camuflar e atrair parceiros, além da vulnerabilidade à caça ilegal, tornam sua sobrevivência desafiadora.

Ainda assim, alguns animais albinos prosperam em certas regiões.

Um exemplo é a cidade de Olney, em Illinois, onde cerca de cem esquilos albinos vivem protegidos por leis e são cuidados pela população local.

Em casos extremos, como o de um orangotango albino na Indonésia, até santuários com segurança 24 horas foram criados para garantir sua proteção.

Nem todo animal branco, no entanto, é albino — condições como leucismo e isabelinismo também causam despigmentação parcial.

A melhor forma de identificar o albinismo é observar os olhos: nos albinos, os vasos sanguíneos ficam visíveis, dando aos olhos uma coloração rosada.

Veja também:

Em apenas dois dias, castores finalizam obra do governo tcheco empacada há sete anos

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube