Logomarca Amo Meu Pet

De paciente a cuidador: gato acolhido por clínica conquista corações e ajuda na recuperação de outros pets

Oliver é afeto em forma de gato.

Por
em Aqueça o coração

O que era para ser apenas um resgate de emergência virou uma história emocionante de afeto e superação.

O gato Oliver foi encontrado ferido nas ruas de Passo Fundo (RS), após ser atacado por um cachorro, e hoje é mascote e "terapeuta" na Afetive Clínica Veterinária Integrativa, onde vive e oferece apoio emocional a outros animais internados.

Em entrevista ao portal Amo Meu Pet, a proprietária da clínica Lisiane Pitton Pavani, proprietária da clínica, contou que Oliver chegou muito debilitado em 2024, levado por uma pessoa que presenciou o ataque.

Sem família, o filhote — com cerca de 60 dias na época — foi acolhido pela equipe da clínica e precisou de cuidados intensivos.

“O Oliver teve fraturas no rosto e mandíbula. Passou 45 dias sendo alimentado por sonda e os primeiros 15 dias foram muito delicados, com risco de morte”, relembra Lisiane.

Durante o processo de recuperação, o gatinho começou a interagir com outros animais internados, deitando ao lado deles e transmitindo calma com seus ronronados.

A equipe percebeu que ele tinha uma sensibilidade única e, por meio da comunicação intuitiva — técnica usada na clínica —, decidiram perguntar ao próprio Oliver se ele queria ficar. A resposta simbólica foi emocionante: “Quem disse que nós não somos uma família?”

Desde então, Oliver vive 24 horas por dia na clínica, com acesso a todos os ambientes.

Segundo a proprietária, ele se aproxima espontaneamente de pacientes que mais precisam e também conforta tutores que enfrentam momentos difíceis.

“Já tivemos vários relatos de pessoas que chegaram muito abaladas e receberam um carinho do Oliver. Isso fez toda a diferença”, conta.

Em 24 de janeiro completou um ano da chegada do felino. Um vídeo foi publicado no Instagram mostrando a trajetória de Oliver, que superou todas as adversidades e ajuda outros cães e gatos que recebem atendimento na Afetive.

“Chegou como paciente, conquistou todo mundo e decidiu ficar para nos ajudar na nossa missão de cuidar dos pacientes e tutores também! O Oli é puro amor, ele alegra os nossos dias e muitas vezes trás conforto para os tutores, recebendo eles cheio de carinho. Te amamos muito Oli”, diz a legenda.

Internautas e tutores de pacientes da clínica o adoram, e deixaram alguns comentários elogiando a conduta do gato.

“Amado. O Case, meu anjo cão, em sua breve passagem na Clínica, teve contato com Oli. E o Oli não demonstrou desconforto, demonstrou acolhimento na hora que ele muito precisava. Muita saúde e Felicidades sempre Oli.”, contou Luiza.
“Que história linda!! Parabéns pelo esforço e dedicação”, disse Lays.
“É um anjinho esse gato!”, acrescentou Camile.

Assista abaixo:

A Afetive é uma clínica que une tratamentos tradicionais à medicina integrativa, como Reiki, musicoterapia, aromaterapia e comunicação intuitiva.

Nesse contexto, a presença do felino simboliza o cuidado e o afeto que são marcas do espaço. “O Oliver é o nosso amor em forma de gato”, resume Lisiane.

Além de conquistar os pacientes, ele também virou queridinho dos tutores. “Tem gente que já entra na clínica perguntando: ‘Cadê o Oliver?’”.

E você, acredita que os animais podem sentir quando alguém precisa de ajuda? Conte pra gente nos comentários!

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.