Logomarca Amo Meu Pet

Filhote aparece no quintal de morador na esperança de encontrar sua mamãe - e animal não era um cachorro

Por
em Notícias

O que você faria se saísse ao seu quintal para tomar um ar puro e, de repente, se deparasse com um animal selvagem bem à sua frente??

Foi exatamente isso que aconteceu com um morador de East Sussex, na Inglaterra, que jamais imaginara que um visitante inusitado apareceria em seu quintal.

A reação dele?

Primeiro, admirar o animalzinho; depois, tentar entender o que aquele filhote de raposa estava fazendo ali.

A raposinha estava escondida sob a folhagem, à sombra de um muro de pedra. O homem logo deduziu que ela estaria à procura da mãe.

Ele sabia que precisava ajudar, então agiu!

O resgate

O homem entrou em contato com o Brighton & Hove Wildlife Advice & Rescue Services (WARS), que normalmente orienta que o filhote seja deixado no local, pois a mãe costuma voltar.

Mas, neste caso, tudo indicava que a situação era diferente.

"Ele não estava com frio (primeira verificação) e definitivamente não tinha uma barriga redonda (segunda verificação), e estava muito vocal, indicando que estava com fome", disse Helaina Geaves, do WARS, ao The Dodo. "Considerando tudo, parecia que ele tinha passado a noite ali."

Temendo que o filhote estivesse realmente sozinho, o WARS acionou o Serviço de Resgate e Ambulância de Vida Selvagem de East Sussex (East Sussex WRAS), e a reabilitadora Staffie Miller chegou pouco depois ao local.

O filhote foi levado à sede do WRAS, onde foi alimentado e, em seguida, se juntou a outras raposas resgatadas para uma boa soneca — finalmente seguro, aquecido e cercado de cuidados.

Bom, mas a surpresa para os socorristas não parou por aí!

Dois dias após o resgate do primeiro filhote, a equipe recebeu uma nova ligação do mesmo homem — o morador da casa onde a raposinha havia sido encontrada — informando que havia outro filhote no local.

Os socorristas presumiram que os dois filhotes fossem da mesma ninhada, já que era pouco provável que existissem duas tocas de raposa tão próximas uma da outra — especialmente em uma área urbana da cidade.

Staffie foi mais uma vez até a casa do morador, na esperança de encontrar um filhote em melhores condições que o primeiro. E, de fato, a nova raposinha parecia mais ágil e alerta.

Ela também foi levada para a sede do WRAS, onde foi alimentada. Como estava mais forte, os socorristas decidiram devolvê-la ao quintal do morador, na esperança de que a mãe voltasse para buscá-la.

E o melhor aconteceu!

Naquela mesma noite, a raposa-mãe apareceu no quintal à procura da filhote, o que encheu os socorristas de alegria — mas também levantou uma dúvida: por que ela havia deixado os filhotes separados?

Após observar o comportamento da mãe e relembrar os resgates, a equipe chegou a uma possível teoria.

“Este jardim tinha muros altos de concreto, e a toca não ficava no jardim, então a mãe teria levado os filhotes para o jardim e os deixado lá”, disse Helaina. “Os filhotes não conseguiam entrar ou sair deste jardim. Na verdade, acho que a mãe os deixou aqui por esse motivo; eles estavam em um lugar seguro.”

Como ficou muito tempo longe da família, o primeiro filhote não pôde ser reintegrado à mãe, pois havia o risco de rejeição.

Ainda assim, ele se conectou bem com os outros filhotes resgatados e, assim que estiverem prontos, todos serão devolvidos à natureza.

Outros resgates em quintais

Assim como os dois filhotes de raposa encontrados em um quintal na Inglaterra, outro animalzinho também precisou da ajuda humana para ter uma segunda chance — dessa vez, do outro lado do mundo.

Na Tasmânia, Austrália, um morador encontrou um pequeno morcego enroscado em uma pilha de redes no quintal.

Sem saber como agir, ele ligou para os especialistas.

O socorrista do Bonorong Wildlife Sanctuary resgatou o animal, que foi batizado de Ziggy e levado ao hospital de vida selvagem.

Assim como a primeira raposinha, que passou um tempo sendo cuidada antes de reencontrar segurança, Ziggy também precisou de paciência e atenção.

Estava desidratado e exausto, mas, com o apoio de uma reabilitadora licenciada, recuperou forças e foi devolvido ao seu território, livre para voar longe das armadilhas humanas.

Esse também foi o caso...

Do Sr. Big Baby, um cachorro que apareceu no quintal de um casal em Ohio, nos Estados Unidos.

Marcado por cicatrizes e silencioso nos primeiros dias, ele revelou sua verdadeira personalidade após receber carinho e cuidados.

Sem conseguir localizar um antigo tutor, o casal que o resgatou encontrou para ele um novo lar cheio de amor — e descobriu, no processo, a vontade de ajudar ainda mais animais no futuro.

Assista:

Assista também ao vídeo:

Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube