Mulher compra filhote pela internet acreditando ser bulldog francês - mas quando pet cresce, descobre 'golpe'
Por Beatriz Menezes em CãesNatalia Simiquel caiu no golpe mais fofo de todos os tempos ao pensar que estava fazendo um bom negócio.
Em 2020 ela compartilhou com seus seguidores do Tik Tok que comprou pela OLX uma cachorrinha que acreditava ser bulldogue francês.
Não dá pra negar que as imagens dela enquanto filhote enganavam muito bem. Por um bom tempo a família não desconfiou de nada, todos adoram vê-la crescer e realmente acreditavam que tinham feito um bom negócio.
Mas a partir de uma fase do crescimento da filhotinha, passaram a perceber algumas características distintas, que não faziam jus à raça até então. No entanto, o que era sutil começou a aparecer de forma mais ‘descarada’.
A cachorrinha simplesmente tinha uma pelagem ‘espetada’ como se fosse uma vira-lata, como os conhecidos estopinhas ou fiapos de manga.
Quando finalmente completou sua fase do crescimento era impossível continuar negando os fatos, ela não era da raça bulldogue e Natalia havia sido enganada.
“O que importa é que ela é muito amada”, frisou a tutora na descrição da foto da cachorrinha adulta.
O vídeo mostrando o antes e depois da cachorrinha foi compartilhado no Tik Tok de da jovem pelo perfil @nataliasimiquel em 29 de junho de 2020, no entanto segue repercutindo e divertindo internautas até hoje.
A publicação conta com 2 milhões de visualizações, 112 mil curtidas e 2450 comentários.
“Em vez de francês veio paraguaio”, brincou Pedro.
“Eu achei fofinha demais”, disse Cris.
“A pessoa não pode nem querer mais ter um cachorro de raça sossegada”, destacou Roberta.
Outros internautas comentaram sobre a conscientização da adoção de animais. No entanto, a venda realizada por criadores legalizados não é crime no Brasil.
Então, como saber se o cão que você está comprando é de raça pura? Veja 6 dicas essenciais
Exija o pedigree
O principal documento que comprova a pureza da raça é o pedigree, emitido por entidades oficiais como a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Ele traz a árvore genealógica do animal, com os nomes e registros dos pais, avós e bisavós.
Verifique o criador
Dê preferência a criadores legalizados e especializados na raça desejada. Eles devem ter registro em órgãos competentes, manter o local limpo, e mostrar os pais dos filhotes. Desconfie de criadores que evitam visitas ou entregam o cão em locais públicos.
Observe características físicas
Cada raça tem padrões definidos de aparência: pelagem, tamanho, formato das orelhas, cor dos olhos, entre outros. Consulte o padrão oficial da raça no site da CBKC ou FCI e compare com o filhote.
Peça fotos dos pais
Ver os pais do filhote ajuda a identificar se ele realmente pertence à raça desejada. Além disso, é possível avaliar o temperamento, o porte e a saúde dos progenitores.
Avalie o comportamento
Além da aparência, raças puras têm comportamentos típicos. Um Border Collie, por exemplo, tende a ser muito ativo e inteligente, enquanto um Bulldog costuma ser mais calmo. Filhotes mestiços podem ter comportamentos bem diferentes.
Desconfie de preços muito baixos
Filhotes de raça têm custos elevados, especialmente quando vêm de canis sérios. Preços muito abaixo do mercado podem indicar criadores clandestinos ou animais sem linhagem definida.
Você é do time que compra ou adota animais? Deixe seu comentário.