Criatura misteriosa chega no zoológico e deixa todo mundo curioso querendo saber qual sua espécie
Por Larissa Soares em Mundo Animal
Uma mistura de tamanduá com porquinho? Um coelho sem pelos? Ou talvez... o Dobby, o elfo doméstico de Harry Potter?
A verdade é que, por fotos, quase ninguém conseguiria adivinhar direito o que era aquela criaturinha que apareceu nas redes sociais do Zoológico de Berlim, Alemanha, nesta quarta-feira (23).
“No dia 9 de abril nasceu um morador muito especial do minizoológico: um porco-formigueiro – super fofo e simplesmente extraordinário!”, escreveu o zoo em um post no Instagram, deixando os internautas encantados.
Nos comentários, não faltaram elogios ao novo bebê de orelhas caídas, focinho comprido e patas escavadoras.
“Esse narizinho fofo”, escreveu um seguidor. “Acho super fofo. E as patinhas grandes, as orelhinhas”, completou outro.
Outro comentou: “Parece um pouco com o Dobby, o elfo doméstico”. E, convenhamos, até que parece mesmo!
Esse bichinho especial é, na verdade, um filhote de porco-da-terra (ou porco-formigueiro), uma espécie raríssima e pouco conhecida, até mesmo no seu habitat natural, que é a África subsaariana.
A mamãe Memphis, de 6 anos, e o papai Kito, de 9, são pais de primeira viagem e estão se saindo super bem no novo papel.
O filhote nasceu com cerca de 1,5 quilo e já dobrou de peso. Apesar da aparência exótica, ele está com a saúde em dia e crescendo firme.
O zoológico não sabe ainda se é macho ou fêmea, mas a fofura é garantida!
Em nota divulgada à imprensa, o diretor do zoológico, Dr. Andreas Knieriem, disse que os visitantes mais pacientes já podem tentar dar uma espiadinha no novo morador na área dos animais noturnos.
Para quem estiver em Berlim ou com uma viagem marcada para lá, essa é uma boa oportunidade de ver uma espécie rara que mesmo na África é difícil de encontrar!
Sobre a espécie
Segundo o zoológico de Berlim, o porco-formigueiro é um animal de hábitos noturnos e solitário.
A semelhança com os tamanduás não é por acaso. O porco-formigueiro é um verdadeiro especialista em encontrar cupins e formigas, com sua língua que pode chegar a impressionantes 25 centímetros.
Outro fato interessante é que o porco-da-terra é a única espécie da ordem Tubulidentata. Ou seja, ele tem uma “família científica” todinha só dele!
Ah, e mais uma curiosidade: os porcos-da-terra são tão bons escavadores que muitas outras espécies, como javalis, cobras e até cachorros selvagens, costumam usar suas tocas depois que eles as abandonam. Ou seja, além de tudo, ainda ajudam os coleguinhas!
E você, já conhecia esse animal curioso? Que nome você daria para o novo filhote do zoológico?
Redatora.