Vítima de maus-tratos, cão com comportamento agressivo se acalma ao ser acariciado
Por Ana Caroline Haubert em Aqueça o coraçãoO comportamento agressivo de alguns cães pode ser facilmente explicado quando passamos a entender os traumas que eles passaram. A reação de avançar ou morder alguém, é uma maneira encontrada por eles de se proteger de possíveis novos ataques.
Essa, é a história do cachorro Phoenix, que vivia preso em uma corrente e era maltratado pelo seu dono, em Creta, Grécia. O caso foi denunciado à polícia que interferiu e entrou em ação para resgatar o cão.
No entanto, ao entrar em contato com o cão, a polícia encontrou bastante dificuldade em pegá-lo, pois ele se mostrou agressivo com a proximidade, então as autoridades contaram com o apoio do abrigo local que ajudou no resgate.
A responsável pelo abrigo, Takis, teve bastante paciência e compreensão ao lidar com Phoenix. Inicialmente, ele hesitou em sair da caixa em que foi colocado e tentou mordê-la. A voluntária resolveu, então, dar tempo ao cão para que ele se sentisse à vontade. “Vamos tentar novamente mais tarde e seremos muito bons amigos, em breve”, disse Taiks ao Phoenix.
Tempo esse que foi necessário para o antes feroz, agora doce cão, se estabelecer e ceder à aproximação de Takis, que quando colocou a mão na caixa, Phoenix inclinou a cabeça para ganhar carinho. Amado!
“Levou algum tempo para Phoenix se acostumar com o fato de que uma mão não significa dor", explica Takis.
Tudo o que o pobre cão precisava era aprender a ser amado e receber carinho, o que as pessoas do abrigo tem ensinado a ele. Phoenix agora convive tranquilamente junto de outros cães e gatos no abrigo e, claro, com os voluntários. “E ele está indo muito bem com todo mundo”, diz Takis.
Que maravilha, a mudança comportamental tem feito bem principalmente a ele, que agora está livre da crueldade e a maldade do seu ex dono!
Veja o progresso de Phoenix:
Redatora.