Agricultor resgata 'gato' e se surpreende ao descobrir que na verdade era uma espécie rara e em extinção
Por Ana Caroline Haubert em Mundo AnimalInicialmente, o homem pensou que o filhote era de um gato doméstico, mas ao analisar melhor percebeu que se tratava de uma espécie silvestre.
Os filhotes de animais, das mais diversas raças, são muito fofos e é difícil não querer ter um deles para cuidar e amar em casa. Apesar da vontade de querer tê-los por perto, grande parte deles são silvestres, por isso, é proibido por lei criá-los como animais domésticos.
Um agricultor se deparou com uma espécie rara - e adorável - que está em extinção, em julho de 2020, em seu sítio localizado na cidade de Milagres, Ceará.
O achado especial foi um gato-mourisco, que é muito semelhante a um gatinho e pode ser facilmente confundido com um. Ao localizá-lo sozinho em sua propriedade enquanto plantava milho, o agricultor o acolheu e o alimentou com leite de vaca. Ao analisar detalhadamente, o homem percebeu que não se tratava de um filhote de gato doméstico, mas sim de uma espécie silvestre.
Sabendo que é de extrema importância que essa linhagem receba os cuidados adequados para ter a sua vida preservada, o homem contatou o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente para resgatar o filhote, que foi levado para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
No instituto, os colaboradores identificaram que o gato-mourisco resgatado se trata de uma fêmea que pesa 280 gramas e está sendo alimentada com leite em pó especial para filhotes de felinos. Agora, o animal está sob os cuidados da polícia ambiental do Ceará e posteriormente será encaminhado para o ICMBio de Petrolina, em Pernambuco.
Uma atitude sensata e bem pensada pode sempre contribuir com o cultivo e a garantia que a vida animal seja protegida!
Assista também o nosso Jornalzinho Amo Meu Pet:
O caso do cachorro que faz yoga e mais notícias de bichinhos
Redatora.