Assembleia de SP vota projeto de lei que proíbe acorrentar animais domésticos
Por Gabriel Pietro em NotíciasA Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), órgão máximo do poder legislativo do estado paulista, está tramitando um projeto de lei que proíbe o acorrentamento de animais domésticos, uma prática recorrente entre muitos tutores negligentes.
A proposta do deputado estadual Paulo Correa Jr. deseja impedir tal prática, que impede os animais de caminhar, alimentar-se e realizar ações que sejam essenciais para sua sobrevivência.
O projeto de lei estabelece que, caso a norma não seja cumprida, uma multa poderá ser aplicada ao infrator, multiplicada pela quantidade de animais afetados, com possibilidade de duplicar ou triplicar seu valor final caso o animal apresente sequelas ou feridas físicas.
De acordo com Paulo, a ideia de apresentar a legislação veio após denúncias de cidadãos que mostraram a ele que infelizmente essa prática ainda é comum e não há uma fiscalização rigorosa sobre o assunto, "algo que deveria existir, pois o acorrentamento evidencia maus-tratos".
"Essa prática de usar correntes para prender animais, limitando-os de fazerem suas necessidades básicas, brincar e ter uma vida saudável, além de cruel, é desumana. Os bichinhos merecem cuidado, amor e respeito", finalizou.
Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.