Cãozinho labrador e roliço que ficou preso em portinha possui história comovente de superação
Por Gabriel Pietro em NotíciasNo início deste mês, durante uma visita à casa de sua ex-dona, o cãozinho Drax, da raça labrador, descobriu do pior jeito que está na hora de ‘fazer uma dieta’. Isso porque ele quebrou a portinha de cachorro na entrada da casa, localizada em Queensland, na Austrália.
O simpático e rechonchudo cachorrinho passou boa parte da vida vivendo em situação de rua. Ele foi resgatado pela irmã da australiana Charmaine Hulley e ele vive muito bem desde então.
“Minha irmã o encontrou do lado de fora de seu supermercado alguns anos atrás, apenas deitado e enrolado. Ele parecia magro e indiferente”, disse Charmaine. "Ela o colocou no carro e ele congelou de medo e não olhou para ninguém."
Até o ano passado, Charmaine morava com sua irmã e quatro cães de pequeno porte da família. Ao ser acolhido, Drax rapidamente começou a se relacionar com seus novos irmãos - e a pensar que era como eles.
“Ele é o cachorro mais gente boa que você pode encontrar”, disse ela. "Drax é o menino mais amoroso, feliz e descontraído que adora todos os outros cães", acrescentou.
Foram meses de convívio até ele e Charmaine se mudarem para outra casa. Nesse meio tempo, Drax meio que se acostumou com o tamanho deles. Na semana passada, a jovem levou o doguinho para uma visita aos seus irmãos adotivos... Quando ele teve uma surpresa.
Charmaine nunca se deu conta - e Drax menos ainda - mas ele engordou vários quilos nesses meses sendo paparicado em sua nova casa. A gordurinha excedente foi suficiente para impedi-lo de passar pela portinha de cachorro.
Ao forçar a passagem, Drax acabou 'entalando' e quebrando-a. A cena foi fotografada e viralizou nas redes sociais, afirma o Daily Mail Uk. Mas, ao final, serviu como um alerta para Drax e seus pais.
“Papai chegou em casa mais cedo e viu metade do painel da porta no chão e olhou para dentro e Drax veio vagando pelo corredor casualmente com ele”, disse Charmaine. "Eu olhei e Drax estava na escada olhando para mim... meu queixo caiu com a cena."
Segundo sua tutora, Drax ficou um pouco envergonhado ao perceber o que havia acontecido. Mas todos em casa são muito compreensivos e buscaram apoiar o cachorro.
Brincadeiras à parte com a cena, o fato é que agora o cachorrinho passará a fazer uma dieta equilibrada de modo a recuperar seu peso ideal, deixando de lado as guloseimas que Charmaine insistia em dar a ele até pouco tempo atrás.
Quais são os riscos da obesidade?
Segundo o VCA Hospitals, estudos afirmam que cães obesos tem menos tempo de vida e aumentam a probabilidade de ter doenças. Algumas doenças causadas pela obesidade são:
- muitos tipos de câncer, diabetes mellitus, doenças cardíacas e hipertensão
- osteoartrite e uma degeneração mais rápida das articulações afetadas
- pedras na bexiga
- complicações anestésicas, pois são menos tolerantes ao calor
Por outro lado, a obesidade pode ser um indicador de doença, como hipotireoidismo (glândula tireoide hipoativa) ou doença de Cushing (glândulas adrenais hiperativas). Por isso é muito importante ter um controle sobre a alimentação do seu pet e manter a visita ao médico veterinário em dia.
Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.