Pit bull Sansão ganha prótese produzida nos EUA para voltar a andar
Por Ana Caroline Haubert em NotíciasNovos passos para o cão Sansão! Vítima da maldade humana, o pit bull, de dois anos e nove meses, que teve duas patas traseiras decepadas por criminosos, ganhou uma prótese que permite que ele volte a andar.
O equipamento, feito sob medida para a pata traseira esquerda, foi produzido em Denver, Colorado (EUA). O dono de Sansão, Nathan Braga, de 22, de Vespasiano, Belo Horizonte (MG), afirma não saber quanto custou a prótese, mas se diz emocionado com a nova chance que o seu cão está tendo de voltar a andar e ser independente.
Assista Sansão passeando com sua nova prótese:
“Eu fiquei muito emocionado em ver o Sansão andando novamente. Fiquei muito feliz e agradecido de ele ter conseguido superar isso tudo. Estou feliz em ver ele feliz também”, disse Nathan ao G1.
A médica veterinária Monica Veras, responsável por importar o equipamento dos Estados Unidos, explica como foi feita a adaptação de Sansão.
“A prótese é de encaixe e precisa da curvatura do joelho para encaixar. Por isso, ela está sendo usada somente na pata esquerda”.
Monica contou, ainda, que entregou a prótese no dia 26 de fevereiro e no dia seguinte ele já havia começado a andar em “três patas”.
Para se adaptar à prótese, Sansão está realizando fisioterapia três vezes por semana e, segundo o dono, deverá receber o acompanhamento por até quatro a seis meses, até que ele esteja bem treinado com a ferramenta.
Veja o vídeo:
Uma das profissionais que tem acompanhado o caso de reabilitação de Sansão, a bióloga especialista em comportamento animal, Carolina Felipe, elogia o progresso do forte cão.
“Ele está indo muito bem. O Sansão é um cão muito forte. Todos ficam espantados com a força dele de vencer os desafios. A família do Sansão se dedica muito ao bem-estar dele. Ele está se desenvolvimento muito bem e tem surpreendido os profissionais”, declarou Carolina.
Daqui para frente, só progresso! O Brasil inteiro torce para que Sansão recupere a sua autonomia e a sua confiança. Além disso, ele está cercado de pessoas engajadas a ajudá-lo!
Lei Sansão
O pit bull Sansão foi quem impulsionou a criação da Lei Sansão e a adição a Lei nº 9.605 de crimes ambientais. Com o objetivo de averiguar, prender e penalizar aqueles que cometerem maus-tratos contra cães e gatos, a lei prevê a reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.
"Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos", cuja pena é de detenção de três meses a um ano ou multa no tipo fundamental. "§1º-A. Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda".
Redatora.