Amizade de milhões: Cães de rua guiam cachorro de estimação cego e vídeo comove web
Viki ficou cego ainda em seu primeiro mês de vida por conta de um glaucoma
Por Leticia Schneider em CãesA maior bondade pode estar nos menores gestos e é isso que dois cães de rua mostraram ao ajudar seu amigo pug cego em um vídeo que se tornou viral.
Viki, como é chamado o pug, ama passear e ao contrário do que possa parecer sua cegueira não é nenhum empecilho para as aventuras ao ar livre.
As brincadeiras com seus amigos de rua estão sempre garantidas.
No entanto, foi a singela atitude de guiar seu amigo cego que comoveu milhões de internautas.
Em um vídeo publicado no Instagram, na conta de @_vikishh, é possível ver o cão da raça pug juntamente a dois cães vira-latas brincando na rua.
O vídeo segue mostrando a cena em que um desses vira-lata segura a guia de Viki na boca e leva-o até a calçada.
“Quando os cães de rua são os melhores amigos do seu cão cego”, frisa a legenda do vídeo.
Postado no dia 06 de setembro, o vídeo foi visto por mais de 3,9 milhões de pessoas.
Além disso, teve 445 mil curtidas e 1.708 comentários.
“Da próxima vez que alguém falar mal destes cães de rua mostre-lhes este vídeo! Que amor tão puro e incondicional… Ah meu coração”, comentou uma internauta.
“Os cães são os animais mais adoráveis deste planeta”, disse outro.
“Vamos lá caminhar”, brincou Rishabh.
Conforme explica uma das publicações, o pug ficou cego logo em seu primeiro mês de vida, muito provavelmente, pelo cuidado inadequado de seus antigos tutores.
“Ele estava com uma dor intensa e seus dois olhos começaram a inchar. Após três/quatro consultas, descobriu-se que era o estágio dois do Glaucoma”, esclarece a publicação.
Esta ainda diz que na primeira consulta houve um erro na medicação, já que foram utilizados esteróides, não indicado para cães.
“Após a medicação a pressão de um olho caiu e o outro parou e permaneceu a mesma pressão que é bem maior que de um olho normal”, detalha.
A legenda então enfatiza que sua nova tutora (Gayathri Murukesh) estava confusa como um cachorro cego poderia ter uma boa vida, mas ele lhe surpreendeu.
“Ele me mostrou o quão feliz ele pode ser! Ele corre, ele pega, sobe escadas, brinca com outros doguinhos, tudo é fácil para ele agora.. Ele é um lutador e uma inspiração para mim”, finaliza.
Em seu perfil na rede social é possível acompanhar um pouco mais da rotina de Viki.
Em um outro vídeo de dezembro de 2021, a tutora aparece treinando seu cão cego para que ele consiga localizá-la através de sua voz.
“Um bom menino ouve sua mãe…PS: não é uma via pública. É uma estrada fechada, então nenhum veículo vai passar”, escreveu na legenda.
Confira o vídeo:
Glaucoma
Segundo o site “Vetmétodo Diagnósticos”, o glaucoma em cães e gatos pode ser classificado em dois grupos: primário e secundário.
O glaucoma acontece quando há o aumento da pressão intraocular, fato que causa a morte das células do nervo-óptico e da retina.
A doença ocorre por conta de uma deficiência no humor aquoso. Um líquido que fica dentro do olho e tem como principais funções limpar e nutrir os olhos.
Veja também este vídeo:
Cachorro faz Pépe Bonner passar nervoso no Jornalzinho Amo Meu Pet e mais notícias de bichinhos
Redatora.