Por que não pode segurar gato pelo cangote (pele)?
Por Ana Carolina Câmara em DicasPor muito tempo se acreditou que a forma correta de segurar um gato era pela pele do pescoço. Bom, pelo menos minha madrinha me orientou assim quando criança. Mas pesquisas revelam o contrário. Que por mais que as mamães felinas carreguem seus filhotes desse modo, essa não é a forma correta que nós humanos devemos carregá-los.
Essa prática é conhecida como “scruffing” e é geralmente feita quando as pessoas querem conter o animal. A atitude varia de um aperto suave da pele a agarrar uma dobra maior da pele com quantidades variáveis de pressão; às vezes é acompanhado por levantar o gato ou restringi-lo fortemente de outras maneiras.
Acredita-se que assim os gatinhos ficam mais "moles", bem como quando suas mamães os carregam pela nuca. Só que esse não é o caso.
"Não existe um botão mágico de 'moleza' na nuca de um gato e a analogia de uma mãe gata carregando seus filhotes é imprecisa", diz o veterinário behaviorista Dr.Lore Haug.
A moleza do gato se dá por um reflexo. As mamães felinas só fazem isso nas primeiras semanas de vida com o intuito de transportá-os e não discipliná-los, como muitos acreditam.
A felina sabe a pressão exata a ser aplicada na pele da nuca do filhote, pois os gatos têm sensores de pressão em seus dentes, o que explica a capacidade deles carregarem um rato na boca sem causar um arranhão.
Bom, se as mamães felinas carregam os filhotes assim, então qual é o problema de nós carregarmos dessa forma? Como foi dito, essa atitude é tomada nas primeiras semanas de vida e as mamães sabem exatamente a pressão que devem colocar para carregá-los.
Agora quando isso é feito em um gato adulto, causa medo e estresse, pois remove totalmente as opções do gato para recuar e também o seu senso de controle. Os instintos territoriais e a falta de socialização fazem com que o gato fique estressado na maioria das situações manuseados por pessoas desconhecidas e em ambientes desconhecidos.
Levantar um gato ou suspender seu peso corporal pela nuca é desnecessário e pode ser doloroso, causando dor na parte do pescoço, pois é uma região sensível, onde passam nervos, vasos sanguíneos e músculos. A força e a pressão feita pode gerar não só dor no pescoço como também nos olhos, causando desconforto, podendo até comprometer algumas dessas estruturas. Além disso, pode resultar em comportamento agressivo.
Então qual seria a forma correta de conter um felino? Existem muitas formas de controlar o gato sem desencadear medo e estresse. Esses métodos adotam a abordagem "menos é mais'.
Primeiro avalie a linguagem corporal do gato para depois usar métodos de contenção que permitem que o animal tenha senso de controle sobre a situação. Durante o manuseio, o condutor pode usar toalhas, distrações como comida, escovação e brincadeiras.
Veja também este vídeo do nosso canal:
PÉPE BONNER QUASE CHORA NO JORNALZINHO AMO MEU PET - EPISÓDIO 26
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube