Jovem adota cão tido como porte pequeno, mas pet cresce mais que o esperado; veja
Por Leticia Schneider em CãesA história de uma mulher que acreditou ter adotado um doguinho caramelo de porte pequeno viralizou recentemente no TikTok. Isso porque, o canino acabou crescendo além do esperado.
Nomeado de Ronaldo, o cãozinho foi adotado por sua tutora que acreditava que ele não fosse crescer muito, mas com o passar dos dias e meses, o pet não parava de aumentar de tamanho.
No vídeo, postado no dia 02 de janeiro, a tutora demonstrou por fotos o crescimento do vira-lata.
“Ele é porte pequeno”, destaca uma legenda na publicação.
Nas primeiras fotos, Ronaldo ainda é um filhotinho. No entanto, conforme estas vão passando o canino aparece cada vez maior, ultrapassando o tamanho classificado como porte pequeno.
Já nas últimas fotos, caber no colo não é mais uma opção.
Além disso, Ronaldo também ultrapassou seu irmão Negresco que é um cão de grande porte.
Publicado na conta @ronaldo.negresco, o vídeo foi visto por mais de 174,4 mil pessoas.
Somado a isso, a postagem também recebeu cerca de 33,2 mil curtidas, 185 comentários e 206 compartilhamentos.
“Na terceira foto a patinha dele entregava que ele não ficaria pequeno, mas continua sendo um fofo”, observou Marcela.
“Falaram isso para mim também e estou com um cavalo dentro de casa kkkkk”, brincou Ana.
“Aqui também tenho dois porte P de Pônei. Uma eu fui enganada, a outra já sabia, pois adotei ela com 8 meses e já pesava 20kg”, pontua uma internauta.
Confira:
Como saber o tamanho que o cão vai ficar
Na hora da adoção, uma das principais preocupações dos tutores é saber qual tamanho o cão ficará quando adulto.
Conforme esclarece o site Petlove, no caso dos cães com raça definida é mais fácil se ter uma ideia do tamanho do animal, para isso o tutor deve se atentar a alguns pontos.
Um deles é pesquisar sobre a raça e o porte que costumam chegar. Todavia, se a raça possuir diversos tamanhos, observe o porte dos pais do filhote que será adotado.
Nesse sentido, cadelas costumam puxar o tamanho da mãe e os machos do pai. Mas, vale lembrar que isso não é uma regra exata.
Já no caso de filhotes com raças misturadas, a probabilidade maior é um tamanho médio entre as raças de seus pais.
Por outro lado, para cães sem raça definida (vira-lata) fazer esse cálculo é bem mais difícil, pois na maioria das vezes não há como saber o tamanho de seus pais.
E no caso de conhecer a mãe do filhote, não se sabe o porte do pai para se ter uma ideia mais concreta do tamanho que o canino ficará.
Portanto, nessas situações existem duas formas que podem auxiliar o tutor a descobrir seu tamanho quando adulto.
A primeira delas é analisar se o filhote possui patas e orelhas muito grandes e desproporcionais ao seu tamanho. Isso é um indício de que ele ainda crescerá bastante.
A segunda é através de um cálculo matemático, onde o tutor precisa pegar o peso do cachorro e dividir por sua idade calculada por semanas, por exemplo, 2 meses é igual a 8 semanas.
Posteriormente multiplique o resultado por 52, que é o número de semanas que existe dentro de um ano.
O cálculo pode ajudar a prever o crescimento médio do animal neste período. Entretanto, é importante salientar que cães de porte grande podem crescer até os dois anos de idade.
Redatora.