Cão recolhe mais de 1.000 garrafas plásticas durante suas caminhadas
Por Ana Carolina Câmara em CãesUm cão chamado Scruff da raça border collie de treze anos se tornou referência em Nuneaton, Warks, na Inglaterra. Mas sua fama não se deu por ser um bom pastor (característica de sua raça) e, sim, por 'pensar' no planeta. Durante suas caminhadas ele recolhe o lixo que encontra na rua.
Os moradores locais o apelidaram de 'cão ecológico', isso porque ele decidiu fazer a sua parte em favor do meio ambiente. Tudo começou quando seu tutores David Grant, 48, e sua esposa Yvonne Faulkner-Grant, 47, perceberam que o cão recolhia do chão garrafas de plástico que encontrava.
Segundo o Daily Mail, o cão fascinado pelas garrafas sempre pegava uma com a boca, mas logo soltava quando via outra. Então o casal decidiu fazer de sua mania um hábito grandioso. Como assim?
"Parecia errado que ele pegasse a garrafa e depois a deixasse cair novamente - pensamos que as pessoas pensariam que estávamos jogando lixo no chão", contou Yvonne.
Eles começaram a carregar sacolas de lixo durante os passeios e toda garrafa que Scruff encontra depositam ali. Assim, no final da caminhada, o montante de plástico é levado a um centro de reciclagem. Legal, né?!
“Então pedimos que ele começasse a trazer as garrafas para nós e as colocamos em uma sacola e depois as contamos no final da caminhada.
Do início do ano para cá o cão já recolheu 40 garrafas. No ano passado foram mais de 1.000! Foi em 2022 que os tutores descobriram a mania do cão de recolher garrafas que encontrava na rua.
Antes do cão criar o gosto pelas garrafas, ele gostava de gravetos, mas Yvonne o desencorajou com medo que se machucasse com alguma lasca ou farpa. A troca foi boa e eficiente, assim ele brinca e ajuda a manter as ruas limpinhas.
"As pessoas dizem que ele deveria estar trabalhando para o conselho, e todo mundo adora quando o vê na rua", disse David Grant.
Scruff se tornou um exemplo de cidadão. E assim como ele, o engajamento da população com as causas ambientais cresceu 16% nos últimos cinco anos, segundo a pesquisa “Um Ecodespertar: Medindo a consciência global, engajamento e ação pela natureza“, do WWF.
“O crescimento dessa consciência crescente não está só sobre o nosso impacto, mas também, sobre as consequências que a destruição da natureza está tendo e terá cada vez mais em nossas vidas, em nossa economia e no mundo. Portanto, os problemas ambientais são uma grande preocupação da sociedade, é isto que está em alta, não é apenas algo que deve ser falado, mas que devemos nos preocupar. Porque não é apenas uma obrigação moral, mas sim uma questão econômica, de saúde e de desenvolvimento social também”, afirma Marco Lambertini, director general of WWF International.
Bom, agora a intenção dos tutores é juntar as garrafas que Scruff recolher durante esse ano para fazer uma grande contagem em dezembro. Qual o seu palpite: ele arrecadará quantas garrafas? Deixe nos comentários.
Veja também este vídeo do nosso canal:
Vira-lata caramelo é convocado após autoridades não encontrarem IDOSO PERDIDO NO DESERTO
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube