Em história comovente, shih-tzu ajuda criança a cuidar de mãe com doença rara
Por Ana Carolina Câmara em CãesA nossa leitora Flaviana Alves da Silva, que reside na Zona Sul de São Paulo, possui uma doença rara que compromete sua coordenação motora. Sua filha, Maria Eduarda, de 12 anos, e Beethoven, seu cachorro da raça shih-tzu, lhe ajudam em muitas tarefas como, por exemplo, sentar.
Em entrevista ao Amo Meu Pet, Flaviana contou que vive com seu marido William, 36, e seus filhos: Heitor e Maria Eduarda. Beethoven chegou na família em outubro de 2021, pois Heitor, 5, tem autismo e o casal acreditou que a companhia de um cão ajudaria o menino a se entreter.
Os pais estavam mais do que certos! Segundo informou o portal de notícias Dogs For Good, pesquisas da Universidade de Lincoln afirmam que crianças com autismos sofrem menos crises na companhia de um cão. Além disso, pets aumentam o nível de confiança e comunicação na infância, bem como auxiliam diminuindo a ansiedade.
Beethoven tem um importante papel na vida de Heitor e de toda a família também!
Flaviana tem ataxia, uma doença rara genética hereditária e progressiva que não tem cura — ela herdou de seu pai —, só que graças ao amor de sua família e o empenho de sua filha e de Beethoven, os dias são menos sombrosos.
A paulistana descobriu a doença aos 25 anos, quando percebeu estar com um pouco de desequilíbrio para andar. Então procurou ajuda de um médico neurologista. Em 2019, recebeu o disgnóstico da doença.
Agora, Beethoven ajuda a cuidar de Heitor e Flaviana.
"Tenho ataxia, uma doença rara que compromete a coordenação motora. É minha filha Maria Eduarda de 12 anos que trás meu café da manhã, ela me puxa por uma perna pra me ajudar a sentar. O meu pet Beethoven de 1 ano que ajuda ela me puxando pela outra perna", contou.
Em um vídeo é possível ver os dois em ação. Maria Eduarda delicadamente puxa a mãe por uma perna. Já o cãozinho fica atento, na beirada da cama e quando avista a outra perna de Flaviana começa a pular nela, como se estivesse ajudando a puxá-la. Veja:
E quando não está ajudando, aproveita uma caroninha na cadeira de rodas. Ele senta no colo da tutora para dar umas voltas. Uma fofura! Confira:
Flaviana finaliza a entrevista declarando: “O meu Beethoven trouxe alegria para minha família, ele é um anjo sem asas"!
Se você tem uma história engraçada, curiosa ou emocionante sobre o seu bichinho, envie para nós no link abaixo! Seu pet pode virar matéria aqui no Amo Meu Pet, o site mais fofo do Brasil!
Veja também este vídeo:
6 cachorros que já aprontaram em creches para pets
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube