Animal misterioso é flagrado em parque durante à noite e deixa todos curiosos; o que é?
Por Aline Prestes em Mundo AnimalUm animal misterioso que foi flagrado, durante a noite, forrageando um parque no Texas, causou grande alvoroço na web. O perfil oficial do Parque Estadual Bentsen compartilhou, na quinta-feira (6), a imagem capturada e pediu ajuda aos usuários do Facebook para identificar do que se tratava a criatura.
Flagrado por uma câmera noturna, o animal fez com que milhares de pessoas tentassem adivinhar sua espécie. Enquanto farejava o chão próximo de uma árvore do parque, o bicho teve sua imagem fotografada por um visitante que não soube identificar onde o havia visto, apenas estava curioso para saber do que se tratava.
Após os funcionários do parque olharem a imagem e não terem sucesso com sua identificação, o local decidiu pedir ajuda dos seus seguidores do Facebook.
“Estamos coçando a cabeça tentando identificar essa criatura indescritível. É uma nova espécie? Um fugitivo de um zoológico próximo? Ou apenas um guarda florestal disfarçado? Independentemente disso, é emocionante ver um animal tão incrível em seu habitat natural. Manteremos você atualizado enquanto continuamos a investigar esse mistério”, escreveu o responsável pela página no Facebook.
Depois disso, milhares de pessoas comentaram opinando do que realmente se tratava. Um chutou que era 'um urso' ou um 'guarda florestal disfarçado'.
Teve quem viu uma “capivara” na foto e outro pediu mais fotos de outros bichos no mesmo lugar. “Que tal uma foto de um cervo no mesmo local para que possamos obter algum contexto de tamanho”, disse.
Alguns dias depois, o perfil atualizou a publicação e finalmente revelou do que se tratava o animal misterioso: um texugo americano.
“Uau, essa foto chamou muita atenção! Concordamos com a maioria dos comentários de que é muito provável que seja um texugo americano. Não deve ser confundido com o texugo de mel que vive na África e na Ásia (...)”, esclareceu o perfil.
Além disso, segundo o parque, não é comum esse tipo de visitante no local. “'Para esclarecer, esta foto foi tirada por um visitante do parque e não temos um local exato onde aconteceu, exceto que foi de fato no RGV. Embora os texugos americanos não sejam comumente vistos no vale (em parte devido ao seu comportamento noturno), isso faz parte de sua distribuição natural”, encerrou o perfil do Facebook na postagem.
O que é um texugo?
De acordo com o portal Animal Planet, os texugos são membros da família do gambá e da doninha. Eles são atarracados e robustos, com pernas curtas, rabos atarracados e corpos achatados.
Seus rostos triangulares – ideais para cavar e “forçar” em espaços apertados – são de cor escura, com listras brancas no nariz e sobre os olhos.
Como todos os texugos, esta espécie é feroz e construída para a defesa, com pelo grosso e solto e pele e pescoço musculoso que os tornam mais difíceis de pegar.
Quando ameaçados, os texugos americanos vocalizam sibilando e rosnando, e também emitem um odor almiscarado - embora não tão desagradável quanto o de seu primo, o gambá.
Suas garras dianteiras longas e curvas com membranas e garras traseiras semelhantes a pás ajudam os mamíferos a cavar tocas em busca de presas. Ainda, suas mandíbulas fortes e dentes afiados servem para dilacerar sua presa.
Fofinho, mas perigoso. Você já tinha ouvido falar nesse animal?
Redatora.