Gata de quase 32 anos está prestes a bater recorde de gato mais velho do mundo
Por Beatriz Menezes em NotíciasRosie é uma gatinha de quase 32 anos, ela está desafiando as leis da natureza e a expectativa de vida de sua espécie. Sua dona, Lila Brissett, de 72 anos, não imaginava que teria a companhia de sua melhor amiga por muito tempo. As duas vivem juntas desde 1991, quando Rosie foi adotada ainda filhote.
Ao perceber que sua gata tem uma vida saudável e está bem cuidada, Lila teve a ideia de entrar em contato com o Guinness World Records para confirmar o título suspeito de Rosie antes de seu aniversário em 1º de junho.
O atual oponente de Rosie é um gato chamado Flossie, de 27 anos. Obviamente a gatinha já ultrapassou esse feito e merece sua placa de gata mais velha do mundo. Quem quiser bater o recorde de Rosie terá que se esforçar muito.
De acordo com a dona da felina, ela só precisou ir ao veterinário duas vezes durante toda a sua vida. E se você já ficou impressionado com a idade em contagem de humanos, não vai acreditar com a estimativa na idade de gatos.
Atualmente, Rosie já é uma centenária, com 144 anos na vida de felinos. Pois a contagem para humanos e animais é diferente, já que o tempo não passa com a mesma rapidez durante os primeiros anos de desenvolvimento e quando o gato é adulto.
O primeiro ano de vida do gato, por exemplo, equivale a 15 anos de idade nos humanos, enquanto que o segundo ano só equivale a 10 anos humanos.
Ou seja, enquanto filhotes, eles já são considerados “adolescentes”. Por isso eles têm muita energia e podem ser até um pouco bagunceiros, não é mesmo?
Para comemorar mais um ano de vida de Rosie, a tutora planeja fazer uma festa de aniversário, juntamente com cartões de todos os vizinhos amorosos da dupla.
"Essa coisa linda me foi entregue em uma cesta, quando ainda era filhote em 1991 e o resto é história", disse a tutora.
Apesar da idade, a gatinha ainda possui a mesma personalidade de sempre, e o mais incrível, ainda tem todos os dentes.
Claro que pode ter algumas limitações, mas aparentemente, continua firme e forte.
Como dizem, a idade é apenas um número. Quando a tutora foi questionada sobre a expectativa de Rosie, afirmou não ter nenhum “tratamento especial”, sendo ela apenas beneficiária de muito cuidado e atenção sempre recebendo uma boa comida.
"Todos os meus animais parecem viver até uma boa idade. Rosie dorme à janela o dia todo e, como um relógio, ela terá um pouco de comida e usará a caixa de areia. Não há necessidade de um despertador. Tudo o que ela faz é comer, dormir, usar a bandeja de areia e repetir”, afirmou a dona.
Há indícios de que o gato mais velho que já viveu foi Creme Puff, de Austin, no Texas, Estados Unidos. Creme Puff nasceu em 3 de agosto de 1967 e viveu até 6 de agosto de 2005, falecendo com 38 anos e 3 dias.
Apesar de ter atingido uma idade mais velha do que Rosie - até o momento -, Creme Puff não foi adicionado ao Guinness. Sendo assim, a gatinha pode concorrer e ganhar o tão merecido título de gata mais velha do mundo.