Cão se esconde ao passar pela polícia
Por Beatriz Menezes em HumorNo dia 8 de março, um cão vira-lata chamado Lotan viralizou no perfil de Tik Tok de seu tutor Lázaro Roberto, morador de Uberlândia em Minas Gerais. O cachorro é acostumado a acompanhar o dono durante as viagens.
Lázaro faz parte da equipe de um circo e sempre tem seu melhor amigo ao seu lado, onde quer que sejam as apresentações.
Como já é de imaginar devido ao contexto em que o animal está inserido, Lotan é muito esperto e sabe alguns comandos como: esperar para comer, sentar, olhar para os dois lados, para cima e para baixo.
No entanto, o vídeo que viralizou não mostra o cachorro obedecendo os comandos citados acima. Na cena Lotan está viajando de carro com o tutor e aparece no porta-malas apreciando a paisagem da estrada.
Em determinado momento Lázaro fala “Lotan a polícia abaixa, abaixa”, assim que escuta o tutor o cachorro se esconde no porta-malas para que não seja visto em pé no banco. “Pronto, passou. Pode vir”, acrescenta Lázaro. Com a liberação, o animal volta a ficar em pé e os dois seguem uma viagem tranquila. Mas tudo não passa de uma encenação para mostrar a inteligência do animal.
Veja o vídeo com o momento da proeza do Lotan:
Em outros vídeos compartilhados no Tik Tok, o vira-lata possui uma coleira especial para viagens, de maneira que ele possa ficar no banco mas utilizando o cinto de segurança. O vídeo já foi visualizado mais de 1,5 milhões de vezes e obteve 71 mil curtidas e 1904 comentários.
“Assaltou a casa de ração, agora tem que fugir”, brincou Wilson.
“Que lindeza”, disse uma internauta.
“Lindinho esse cachorrinho esperto”, acrescentou uma terceira pessoa.
Não tem nada melhor do que ter a companhia do nosso pet, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas caso você esteja pensando em fazer alguma viagem com seu animal de estimação. Saber a maneira correta de transportar o animal prezando na segurança do pet pode evitar que o tutor/motorista tenha dores de cabeça com as regras de trânsito, evitando de tomar multas e perder pontos na CNH.
De acordo com Márcio Thomazo Mota, médico veterinário e membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), cães e gatos devem estar de peitoral e guia adaptada ou em caixas específicas de transporte individuais fixadas no veículo. A peitoral que em uma freada brusca o animal seja arremessado para frente ou contra ocupantes.
Também não deixe o pet passear com a cabeça para fora da janela. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos artigos 252 e 235, trata com muita clareza sobre esse assunto e prevê penalidades como multa e até retenção do veículo nos casos de animais que ficam com parte do corpo para fora do carro. Outras questões importantes são: uma ida ao veterinário antes, para saber se o animal precisa de um acompanhamento específico ou medicamento para evitar enjoos e até mesmo vacinas, dependendo da distância da viagem.
Fique atento:
Comece com viagens mais curtas;
Apresente o veículo ao seu pet;
Observe se há cheiro forte no interior do veículo que possa fazer mal ao animal;
Cuidado com a temperatura interna;
Utilize sempre plaquinha de identificação com telefone para contato;
Você achou as dicas úteis? Conta pra gente nos comentários!